Chá de castanha da Índia para acalmar TPM

Por Robson Merieverton em Doenças, Plantas, Saúde

A castanha da Índia é uma planta da família das Fagáceas. Ela é um árvore de grande porte, podendo atingir 25 metros de altura, com caule ereto, cilíndrico e ramificado, de copagem densa e regular. Suas sementes são bastante apreciadas, figurando também como benéfica na medicina natural.

A castanha da Índia é originária do sudeste da Europa e Ásia. Hoje, a árvore pode ser encontrada em todos os continentes. As sementes castanho brilhantes são venenosas, por isso deve ser tomado devido cuidado ao consumi-las.

Cuidados

Pacientes sensíveis podem apresentar irritação da mucosa gastrointestinal, náuseas; diminuição da função renal em portadores de insuficiência renal preexistente. A administração de escina isolada hinira-venosa pode causar reação anafilática.

cha-de-castanha-da-india-para-acalmar-tpm

Foto: Pixabay

Benefícios naturais

A castanha da Índia é muito conhecida devido aos efeitos que pode apresentar para a saúde humana. Ela possui efeito adstringente, anti-hemorroidal, anti-inflamatória, estimulante, hemostática, redutora de permeabilidade capilar, tônica vasoconstritora e vasoprotetora.

Por isso ela pode ser usada para amenizar e prevenir as varizes; auxilia no tratamento das hemorroidas; trata equimoses, as pequenas infiltrações de sangue que são consequências do rompimento de vasos capilares; elimina edemas, tromboflebites e prostatite.

A castanha da Índia também é muito usada por mulheres em fase de menstruação, pois melhora as cólicas menstruais, dor nas pernas e também combate a TPM. Ela também trata inchaços, dermatites, inflamações na pele, eczemas e ainda pode ajudar no processo de emagrecimento, já que evita o acúmulo anormal de líquidos.

Chá de castanha da Índia

Para os propósitos medicinais, a forma mais indicada de consumir a castanha da Índia é através do chá, preparado a partir das suas folhas. Para prepará-lo, basta colocar um litro de água para ferver e separar 30 gramas de folhas da planta. Junte as folhas de castanha à água fervente e deixe repousar por aproximadamente 20 minutos.

Passado esse tempo, use uma peneira para separar as folhas e a bebida está pronta para ser ingerida. Se preferir, use um pouco de mel para adoçar. Preste atenção ao consumo do chá por dia. Ele não deve ultrapassar as três xícaras.