Chá de cebolinha – Benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Plantas

A cebolinha é uma planta medicinal originária da Europa que comumente é usada como tempero aqui no Brasil. De nome científico Allium fistulosum L., a cebolinha também é conhecida como cebolinha de cheiro e pertence à família das Alliáceas. Suas partes utilizadas são as folhas, usadas graças aos componentes que são, basicamente, vitaminas A e C, saponinas e óleos essenciais.

A planta cresce facilmente em solos bem drenados, mas não resiste aos solos encharcados ou ainda aos locais em que há muito sol. Podem, no entanto, tolerar pequenas geadas. As folhas podem ser colhidas muitas vezes ao ano, sendo cortadas diversas vezes de um único pé, pois crescem novamente.

A cebolinha é normalmente usada da salsinha, sendo, inclusive, vendida em conjunto compondo o famoso “cheiro-verde”. Seu sabor é agradável e semelhante ao da cebola, mas mais suave, e pode ser facilmente cultivada em casa.

Benefícios

A planta atua na redução do colesterol total, assim como dos triglicerídeos. Em estudos realizados em animais, pôde-se observar que a cebolinha possui um extrato alcoólico que ajuda na redução da gordura do corpo. Porém, diante deste benefício, ainda são necessários estudos realizados em humanos para que seja comprovada essa ação.

Além disso, a planta é muito conhecida de forma popular como um remédio caseiro para hipertensão, má digestão e na prevenção de problemas dos olhos. Pode ser usada ainda como protetora celular, antifúngica e auxiliar no controle do colesterol e dos triglicerídeos, além de prevenir cataratas, obesidade, candidíase, gases intestinais e atuar na cicatrização.

Pode ser usada ainda para combater o envelhecimento precoce da pele, estimular o apetite, deixar a pele mais bonita e fortalecer os ossos e os dentes. Outra utilização um pouco menos comum é a de ser utilizada como repelente e antibiótico, sendo excelente na composição de medicamentos naturais que previnem doenças e pragas em outras plantas.

Chá de cebolinha - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Contraindicações e efeitos colaterais

Existem pessoas que possuem intolerância às cebolinhas, não devendo estas consumi-las. A planta é contraindicada ainda para casos de gastrites que sejam sensíveis às alicácias. Não foram encontrados efeitos colaterais, interações medicamentosas ou toxicidades.

Forma de consumo

A cebolinha pode ser usada como tempero na preparação de diversos pratos como sopas, molhos, patês, massas, omeletes, carnes, peixes, saladas, ensopados e muitos outros alimentos, ou ainda no preparo de um chá. Quando usada no preparo de alimentos, deve ser adicionada somente ao final de forma a conservar melhor não apenas seu sabor, mas também seus benefícios.