Chá de celidônia – Benefícios e propriedades para saúde

Por Stefanie Mouret em Plantas

Originária da Ásia e Europa, a celidônia é conhecida também como erva das verrugas e erva andorinha. Pode atingir até 80 cm de altura, suas flores são amarelas/douradas lembrando pequenos buquês, suas folhas são verde claras na parte inferior e verde mais forte na superior, e ainda produzem frutos. Todas as partes da planta podem ser usadas para fazer chás e preparados que trazem diversos benefícios ao organismo.

Chá de celidônia - Benefícios e propriedades para saúde

Imagem: Reprodução

Os benefícios da celidônia

Usada como preparado, a celidônia elimina verrugas e calos da pele, além de tratar ferida e úlceras escrofulosas. Serve, ainda, como sedativo local para prevenir incômodos e aliviar dores.

Como chá, a celidônia é eficaz no tratamento de infecções de garganta e problemas gastrointestinais, como gastrites, dores de estômagos, úlceras, entre outros. Regula o intestino evitando possíveis disfunções dele e da vesícula biliar.

Ainda como diurético, o chá de celidônia estimula o funcionamento da bexiga, fazendo a pessoa urinar mais vezes por dia e assim limpar melhor o organismo. Como antimicrobiana, a planta também previne infecções causadas por bactérias, micróbios e fungos, já que inibe seu desenvolvimento.

Como preparar o chá e o preparado de celidônia

Para tomar o chá, amasse 1 folha fresca de celidônia e a coloque numa xícara de chá com a água ainda quente. Tampe e deixe descansar durante toda a noite. Na manhã seguinte, coe e tome o chá ainda em jejum. É o chá ideal para eliminar cálculos biliares e ativar as funções hepáticas.

Já se seu problema for algum tipo de infecção na vesícula, separe uma garrafa de vinho branco, 5 colheres de sopa da planta seca e algumas sementes de anis-estrelado. Deixe descansar por uma semana, então coe e esprema. Beba 1 taça antes das refeições principais até a bebida acabar.

Para problemas de pele, amasse as folhas, enrole-as em um pano limpo e sobreponha-as sob uma panela de água fervente, sem que se molhem. Deixe o vapor penetrar o pano e amolecer as folhas. Então, quando estiver morno coloque no local machucado, dolorido ou com verruga e deixe permanecer por até meia hora. Repita o procedimento 3 vezes por dia durante 7 dias. Caso o local não melhore definitivamente neste período, repita por mais uma semana, 2 vezes por dia, até que o problema que lhe aflige desapareça totalmente.

Contraindicações

Quem sofre de hipertonia, mulheres grávidas e que estejam amamentando devem evitar o uso deste chá.