Chá de cenoura: bebida poderosa contra anemia

Por Ana Ligia em Saúde, Vegetais

A cenoura é um alimento muito adorado na culinária. O ingrediente que é fundamental em pratos como saladas, também pode servir como um benéfico chá.

O chá de cenoura possui propriedades medicinais que ajudam a reconstituição dos minerais perdidos pelo organismo, é antidiarreicos e diurético. A bebida é indicada para quem sofre de problemas como hipertiroidismo, dismenorreia, anemia, depressão nervosa, diarreia, colite e parasitas intestinais.

Ela também é usada como uma “papa medicamentosa” para se aplicar sobre alguma parte do corpo que possui alguma ferida infectada. Ainda como cataplasma, a cenoura também é utilizado como um cosmético para quem deseja embelezar a pele.

Chá de cenoura: bebida poderosa contra anemia

Foto: depositphotos

Cuidados e contraindicação

O chá de cenoura é uma bebida rica em pectina, sais minerais diversos (potássio e fósforo), óleo essencial, entre diversos outros. O uso em excesso da bebida pode causar problemas como diarreia e vômitos. Crianças, idosos e pessoas com o estômago sensível devem evitar o uso exagerado da bebida.

Chá de cenoura

Ingredientes

  • 1 raiz de cenoura;
  • Meio litro de água.

Modo de preparo

Corte a raiz da cenoura em rodelas finas e coloque-as na água em fervura. Quando o líquido atingir a temperatura ideal, coe e beba. Procure ingerir 1 xícara de chá após o café da manhã.

Afecções cutâneas

Ingredientes

  • 1 raiz média;
  • 2 colheres (de sopa) de folhas frescas picadas.

Modo de preparo

Misture os ingredientes e amasse-os bem. Espalhe sobre uma gaze e aplique sobre a região lesada. Procure repetir o processo duas vezes ao dia.

Dica

Ingerir suco de cenoura ralada também ajuda no processo de cicatrização.