Chá de centella asiática – Benefícios contra as celulites

A celulite atinge mulheres de todas as idades e impede que muitas se vistam da maneira que gostariam. Saias de comprimento reduzido, calças mais apertadas e leggings são algumas das peças de roupa que são vestidas com cuidado por quem tem muita celulite. Se você se encaixa nesse perfil pode comemorar: estão sendo descobertas cada vez mais propriedades anticelulíticas no chá de centella asiática, que já é bem conhecido entre as pessoas que buscam uma solução para esse problema

A planta

Chá de centella asiática - Benefícios contra as celulites

Foto: Reprodução

Apesar de ser muito conhecida no leste europeu e em muito países da América do Sul, a centella asiática é uma planta originária do Brasil. A planta, que tem preferência por lugares úmidos e sombreados, é conhecida pelo país por vários nomes diferentes. Há propriedades medicinais poderosas em toda a planta, por isso o chá pode ser feito com qualquer parte dela, mesmo assim a preferência é fazer a infusão com as folhas. O chá por sua vez apresenta um sabor refrescante e ao mesmo tempo levemente amargo.

Os benefícios da centella asiática

Tratamento contra a celulite

Foto: Reprodução

São inúmeros os benefícios do chá de centella asiática no corpo, mas é contra a celulite que ele se mostra um forte aliado. O chá melhora a micro-circulação e elimina os líquidos e as toxinas que causam aqueles furinhos indesejados na pele. O emagrecimento causado pelo chá se deve ao seu alto potencial diurético, ele elimina líquidos que se acumularam em excesso no corpo. São encontradas nele também substâncias anti-inflamatórias e que evitam o inchaço característico da celulite. É recomendado o consumo do chá de centella asiática também por pessoas que sofrem com varizes, uma vez que a planta fortalece os vasos sanguíneos evitando problemas causados pelo mau funcionamento destes.

O chá também aumenta a produção de colágeno, que ajuda em cicatrizações e dá mais firmeza à pele.

Atenção: Em quatro semanas é possível ver o resultado do tratamento feito com o chá de centella asiática, mas é comum que nas primeiras duas semanas tenha-se a impressão de que as celulites aumentaram, porque nesse período as células de gordura estão sendo liberadas.

Como fazer o chá?

Para ter acesso a todos os benefícios que o chá de centella asiática traz para o organismo, como a já citada estimulação da produção de colágeno e as propriedades diuréticas, é recomendado o consumo de no mínimo duas xícaras de chá por dia.  Preparar a infusão é muito simples, tome nota:

  1. Em uma panela de vidro ou ferro coloque meio litro de água filtrada e uma colher de sopa da erva seca;
  2. Leve a panela ao fogo e desligue assim que a água levantar fervura;
  3. Tampe a panela e mantenha a mistura abafada por cerca de dez minutos;
  4. Coe assim que estiver morno e beba sem adoçar ou adoçado com mel.

Contraindicações

O chá de centella não deve ser ingerido por gestantes, lactantes, e por quem sofre de gastrite, úlceras e problemas estomacais diversos. A centella pode provocar reações alérgicas, em pessoas que tenham intolerância a algum dos componentes dela, por isso no início deve-se ingerir o chá em pouca quantidade.