Chá de cereja – Benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Frutas

A cereja, adorada por muitos, é uma fruta que nasce da cerejeira, de nome científico Prunus cerasus. Pertencente à família das Rosaceae, a planta além de produzir o fruto delicioso, possui propriedades medicinais em seu fruto e caule – pedúnculo. Nativa de regiões temperadas, a cereja pode ser colhida ao final da primavera. Dependendo de sua variedade, pode ser colhida até por volta do mês de agosto.

Benefícios e propriedades

Com propriedades que lhe atribuem ação como diurética, laxativa, anti-infecciosa e anti-inflamatória, a cereja pode ser consumida na forma de xarope, suco, chá do caule e decocção do caule.

A fruta da cerejeira é indicada para tratamento de gota, por serem ricas em antocianosídeos, além de auxiliar no tratamento de reumatismo, problemas de insônia – este devido à presença de um hormônio chamado melatonina, que regula o sono – e constipação. Para isso, deve ser consumido o chá ou o xarope.

Chá de cereja - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

O pedúnculo ou caule, é indicado na forma de chá ou decocção para tratamento de cistites, problemas do trato urinário e cálculos urinários. Este chá pode ser usado ainda para auxiliar no processo de emagrecimento devido ao efeito laxativo atribuído graças a grande quantidade de fibras vegetais – que contêm pectina –, ajudando ainda a trazer saciedade.

Devido à grande quantidade de flavonoides, a fruta pode ser usada ainda para aliviar dores musculares e auxilia na saúde do coração devido ao seu efeito antioxidante, que ajuda a prevenir o acúmulo de gordura nas artérias.

Rica em vitamina C, A, proteínas, cálcio, ferro, e outros benefícios, a cereja pode auxiliar ainda no controle da pressão alta, no fortalecimento da imunidade e na regulagem dos níveis de ácido úrico no sangue.

Como preparar o chá?

Para secar os cabinhos, coloque diariamente no sol durante uma semana. Em seguida, use-os para preparar o chá. Use a proporção de três colheres de sopa para cada litro de água.

Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo para ferver. Quando alcançar fervura, desligue o fogo e adicione os cabinhos, deixando descansar abafado até amornar – em média dez minutos -. Em seguida, coe e consuma ao longo do dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

O consumo excessivo de cereja pode causar diarreia devido ao seu efeito laxativo. Não foram encontradas contraindicações na literatura consultada.

Atenção

Todos os benefícios estão associados ao chá ou à fruta fresca, e não a encontrada vendida comumente em conservas. Estas, marasquino ou em calda possui muito açúcar e seus nutrientes reduzidos. Procure sempre consumir as cerejas frescas.