Chá de cevada – Benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Sementes

A cevada é conhecida por muitos por ser o elemento base na fabricação de cervejas, no entanto, o mesmo grão usado para este fim pode ser usado para fazer um chá que apresenta diversos benefícios para a pele. O chá, muito comum e popular no Japão e na Coréia pode ser bebido gelado, sendo considerado inclusive uma bebida típica do verão. No entanto, seu consumo também pode ser feito quente.

Propriedades e benefícios

De acordo com alguns estudos, o chá ajuda a retirar as impurezas do sangue e, além disso, na medicina tradicional chinesa, é usada como um redutor de estresse e calmante natural. O chá é eficaz ainda na prevenção ao câncer, uma vez que possui nutrientes que previnem doenças que dependem dos hormônios, como o câncer de próstata e de mama. Possui ação antioxidante, prevenindo danos nas células que podem ser transformadas em células cancerígenas. Ainda devido aos antioxidantes, o chá combate o envelhecimento precoce da pele, ajudando a melhorar a tonicidade e a mantê-la hidratada.

Com propriedades antibacterianas, o chá ajuda a combater e inibir o desenvolvimento de bactérias como estreptococos – esta provoca as cáries dentárias. O consumo do chá ajuda ainda a melhorar a fluidez do sangue, mantendo a circulação sanguínea saudável. Pode atuar, devido à este benefício, na prevenção de doenças cardiovasculares.

Chá de cevada - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Por ser rico em selênio, o chá feito da cevada é eficaz ainda a manter a próstata saudável e a combater o câncer de próstata. O selênio, além disso, possui um papel essencial na reprodução masculina. Devido à presença de aminoácido triptofano e melatonina, o chá ajuda a promover um sono saudável e de qualidade, ajudando a combater o estresse, a preocupação e as doenças do sono. Isso é eficaz também devido à ausência de cafeína, presente na maioria dos chás.

Outros benefícios

A cevada em si apresenta muitos benefícios para a saúde, ajudando na hidratação e regeneração das células da pele. Além disso, age como diurético, tem efeito digestivo e pode ser usada em tratamentos como peeling que tem como objetivo o clareamento da pele, além das hidratações que diminuem a retenção de líquidos.

Contraindicações e efeitos colaterais

O consumo é livre para todos, inclusive idosos e crianças, uma vez que não possui cafeína. Não foram encontradas contraindicações nem efeitos colaterais na literatura consultada.