Chá de Chenchen – Ingredientes que emagrecem

Por Natália Petrin em Emagrecimento

O chá de chenchen, feito com gengibre, cravo, canela e maçã é eficaz para quem busca o emagrecimento. Com preparo simples, o chá possui muitas propriedades benéficas para o organismo, agindo como remédio natural. Conheça as propriedades e benefícios de cada um de seus ingredientes.

Chá de Chenchen - Ingredientes que emagrecem

Foto: Reprodução

Maçã

Rica em pectina, a maçã ajuda a controlar o colesterol e, além disso, é um alimento de baixas calorias. A substância colabora, ainda, para uma digestão mais lenta, de forma que o organismo demora mais para sentir falta de alimentos. A fruta ainda contém fibras, que ajudam no preenchimento do estômago, dando sensação de saciedade e melhorando o funcionamento do intestino.

Canela

A canela, pequena árvore, pode ser encontrada para comprar em pau ou em pó. O córtex da árvore, tem propriedades antioxidades, antibacterianas e antifúngicas. Rica em manganês, fibra, ferro e cálcio, a canela é usada como remédio caseiro na redução dos níveis de açúcar no sangue – em casos de diabetes tipo 2 -, na redução do colesterol, para ajudar a digestão, tratar diarreia, curar dores derivadas de enxaqueca, além de ajudar no alívio das dores de artrite e compor medicamentos para tosse e resfriados. Com ação termogênica, a canela ajuda ainda a queimar gorduras, além de tirar a vontade de comer doces.

Gengibre

O gengibre, raiz tuberosa usada para temperar alimentos, possui muitas propriedades medicinais que auxiliam no tratamento da gripe, fraquezas do estômago, além de agir como anti-inflamatório, tratando reumatismo e artrite. Além disso, acelera o funcionamento do metabolismo, ajudando a queimar mais calorias e a diminuir o inchaço causado pela má digestão.

Cravo

O cravo-da-índia possui ação analgésica, antisséptica e antioxidante. Além disso, ajuda na produção da saliva e dos líquidos da digestão, promovendo a queima da gordura de forma mais ágil. O consumo de cravo ajuda ainda a controlar o colesterol e no alívio de dores de cabeça, cólicas menstruais e para baixar a febre.

Chá de chenchen, como preparar?

Agora que você já conhece as propriedades de todos os ingredientes do chá, chegou a hora de aprender a fazê-lo. Para o preparo, você vai precisar de:

  • 3 fatias grossas de gengibre
  • 1 maçã
  • 1 punhado de cravos
  • 1 pedaço de canela em pau
  • 1 litro de água

Corte a maçã e coloque todos os ingredientes em um recipiente, inclusive a água. Leve ao fogo e deixe ferver durante 30 minutos. Passado esse tempo, coe e consuma ainda quente.

Contraindicações

O cravo, a canela e o gengibre são contraindicados para mulheres grávidas ou em fase de lactação. A canela é contraindicada ainda para pessoas com problemas cardíacos, problemas estomacais, renais ou no fígado. O consumo de gengibre é contraindicado para pacientes que tenham hipertireoidismo, crianças, cardiopatas, ou pessoas com problemas estomacais e distúrbios hemorrágicos. A maçã não possui contraindicações.