Chá de chuchu ajuda em casos de hipertensão!

Por Natália Petrin em Vegetais

Apesar de ser conhecido como um alimento “sem graça”, o chuchu possui muitos benefícios medicinais que podem ser aproveitados com a sua ingestão ou com o consumo do chá. Com sabor muito suave, seus benefícios envolvem o emagrecimento, o tratamento da pressão alta e o equilíbrio da vitamina C no organismo. Resistente às diversas variações climáticas, o chuchu cresce bem em qualquer lugar onde é plantado, e é facilmente encontrado em diferentes regiões do Brasil.

Chá de chuchu ajuda em casos de hipertensão!

Foto: Reprodução

Propriedades medicinais do chuchu

Tanto a polpa como a semente, as folhas e os brotos, são ricos em nutrientes, mas os três últimos possuem grandes concentrações de aminoácidos e vitamina C. Possui ação diurética e, na forma de chá, o chuchu é eficaz no tratamento de problemas cardiovasculares, além de ser usado como anti-inflamatório. O chá feito com as folhas combate a hipertensão, mantendo a pressão arterial sob controle.

Cru, o chuchu pode ser esfregado em feridas para que essas não deixem marcas, tendo propriedades cicatrizantes. Rico em fibras, o chuchu é essencial na alimentação, uma vez que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, além de ser um alimento com baixo valor calórico, ajudando àqueles que desejam emagrecer.

Além disso, o chuchu é rico em vitaminas A, C e do complexo B, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e outros. Possui propriedades antioxidantes, estimulantes, fortalecedoras e diuréticas. Seu consumo é benéfico no fortalecimento dos ossos, no combate à fadiga e depressão, além de evitar o envelhecimento precoce da pele.

Como preparar o chá de chuchu?

O chá de chuchu pode ser preparado com o miolo de cinco deles. Em 1 litro de água, coloque os miolos do chuchu e leve ao fogo. Ao alcançar fervura, deixe no fogo por mais, aproximadamente, vinte minutos em fogo brando. Coe e deixe esfriar, consumindo durante todo o dia, de três em três horas.

Com as folhas, também pode ser preparado o chá, excelente para tratar a pressão alta. Use a proporção de quatro folhas para cada litro de água. Coloque a água e as folhas em um recipiente e leve ao fogo. Ao alcançar fervura, deixe por mais aproximadamente dez minutos, desligando o fogo em seguida. Tampe e deixe descansar por cerca de dez minutos, coando e consumindo em seguida. O chá pode ser consumido várias vezes ao dia.

Contraindicações

O consumo de chuchu não possui contraindicações na literatura.