Escrito por em 22/12/2014

De nome científico Tynnanthus fasciculatus, o cipó cravo é originário do Brasil, mais especificamente da Mata Atlântica, mas que também habita as matas dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A planta pertence à família das Bignoniaceae e é popularmente conhecida como cipó trindade. O nome de cravo foi dado devido ao aroma que é muito semelhante ao do cravo-da-judeia, presente nesta planta que é uma trepadeira volúvel, sem gavinhas e espontânea. Seu caule é cilíndrico e possui uma coloração castanho-avermelhada. Muito sulcado e aromático, o caule apresenta folhas opostas e a planta prefere solos secos, arejados, sombreados e que sejam ricos em matéria orgânica para crescer. Se você pretende realizar o plantio, plante de 2 m em 2 m, ou então plante-o como trepadeira em árvores. As raízes podem ser colhidas no outono e a parte usada para fins medicinais é o seu caule.

Chá de cipó cravo - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades

A planta pode ser usada para fins medicinais, pois possui propriedades analgésica, antirreumática, digestiva, estimulante, fortificante e afrodisíaca. É indicada para o tratamento de impotência causada por fraqueza genital, gases, problemas estomacais e diarreia. Entre os princípios ativos da planta, encontramos alcaloides, óleos essenciais, tinantina, eugenol, taninos e ácido tânico.

Contraindicações e efeitos colaterais

Atenção, consuma sempre nas doses indicadas e sempre consulte um médico antes de consumir quaisquer medicamentos, mesmo que naturais. Gestantes e pacientes que tomam medicamentos contínuos, assim como crianças, não devem fazer o consumo do chá de cipó cravo.

Como consumir?

O consumo é feito por meio de tintura para fins afrodisíacos. Para isso, tome entre 1 e 5 ml 3 vezes ao dia. A infusão feita com as folhas pode ser usada como estimulante do apetite ou digestiva e deve ser tomada na dose de um copo. O chá pode ser consumido também para acalmar problemas estomacais e tratar gastrites.

Para preparar o chá

O preparo do chá deve ser feito com duas colheres de sopa da erva cipó cravo para cada litro de água. Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Adicione a erva e deixe alcançar fervura. Quando isso acontecer, cronometre dez minutos e então desligue. Tampe a mistura e deixe descansar até amornar para, em seguida, coar e consumir. A dose indicada do chá feito com estas proporções da erva e de água é de duas a três xícaras ao dia.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.