Chá de Cipó Mil Homens – Benefícios e propriedades

Por Stefanie Mouret em Plantas

A curiosidade é inevitável quando se ouve falar pela primeira vez da planta cipó mil homens. Não, ela não se assemelha a mil homens, mas suas propriedades medicinais a torna muito eficaz para tratar milhares de pessoas. Por esse motivo Carlos Chagas, um renomado sanitarista, a utilizou para tratar milhares de operários ferroviários que estavam contaminados com a malária, batizando a planta então de cipó dos mil homens. Como trepadeira, ela comumente enrosca-se em árvores para apoiar-se, e pode ser reconhecida por suas folhas herbáceas, com caule lenhoso e finos ramos. Dependendo da região pode ser popularmente conhecido como cassaú, buta, jarrinha, papo de peru, patinho, arostolóquia, entre muitos outros nomes.

Cipó Mil Homens

Foto: Reprodução

Propriedades

As principais propriedades advindas do consumo do chá de cipó de mil homens são: antissépticas, diuréticas, sedativas, digestivas, estomacais, antifebrífugas e analgésicas.

Benefícios e indicações

O chá da planta cipó de mil homens é indicado para aliviar e tratar males como: convulsões; asma; distúrbios gastrintestinais; flatulências; febre; diarreia; picadas de cobras e insetos; epilepsia; pruridos; cólicas menstruais e renais; distúrbios cardíacos; vermes; azia e má digestão; depressão, insônia e ansiedade; distúrbios nos rins; sífilis; vírus fortes; gota; hidropisia; nevralgia, entre outros problemas.

É importante salientar que, além dos benefícios já citados, o consumo de seu chá auxilia no emagrecimento, pois suas propriedades diuréticas aumentam a quantidade de líquidos eliminados, evitando a retenção e reduzindo o inchaço, além de promover uma “limpeza” no organismo, já que pela urina são eliminadas também diversas bactérias e toxinas.

Contraindicações e efeitos colaterais

O consumo do chá da planta cipó de mil homens é totalmente contraindicado para mulheres em fase de gestação, pois possui propriedades abortivas. Pessoas que sofrem de pressão alta ou problemas no fígado também devem evitar seu consumo. Ainda, é uma planta altamente tóxica, ao ponto de que no passado era utilizada pelos índios para envenenar a ponta das flechas que atirariam contra seus inimigos. Assim, antes de iniciar qualquer tratamento busque orientação médica, exija acompanhamento e não consuma o chá de cipó de mil homens por mais de 30 dias.

Como preparar?

Você encontrará a planta triturada e seca em farmácias e lojas de produtos naturais, pronta para ser preparada. Não se arrisque a colher algo diretamente da natureza sem ter certeza de que é a planta que você realmente está pensando. Pois bem, leve ao fogo um litro de água com duas colheres de sopa da erva e deixe ferver por dez minutos. Após esse período, coe e beba o chá de cipó de mil homens duas vezes ao dia.