Chá de cistus incanus

Por Stefanie Mouret em Plantas

Planta medicinal com flores enrugadas e de cor lilás, o cistus incanus é original da região mediterrânea da Europa. Da família dos arbustos Cistaceae, com 28 espécies diferentes de Cistus, cada um tem suas propriedades específicas para beneficiar a saúde de quem os consome.

Chá de cistus incanus

Foto: Reprodução

Propriedades e benefícios do cistus incanus

Com propriedades antissépticas, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antioxidantes e antitumorais, ingerir o cistus incanus regularmente traz diversos benefícios. Entre eles estão o fortalecimento da imunidade, auxílio no tratamento de dores reumáticas, infecções urinárias, respiratórias, gastrointestinais e doenças cardiovasculares. É útil também para tratar doenças causadas por fungos e bactérias (Como a micose), já que a mesma estimula o sistema imunológico. Tomar o chá regularmente também contribui para a higiene da boca e garganta, evitando doenças nestas regiões.

Como preparar o cistus incanus

Embora possa ser encontrado como spray ou cápsulas em casas de produtos naturais, o mais comum é consumir o cistus incanus através do chá de suas folhas. Adicione água fervente em uma xícara, e uma colher de chá cheia de folhas da planta. Misture bem e deixe a xícara tampada por 10 minutos. Após esse período, coe o chá e o consuma. Pode repetir o procedimento 2 vezes por dia e tomar o chá entre 3 e 5 vezes por semana.

Caso opte por ingerir as cápsulas, tome 1 cápsula 2 vezes por dia. Já o spray é utilizado para vaporizar a garganta, e deve ser aplicado 3 vezes por dia, após escovar os dentes. Se estiver com problemas de micose na pele, feridas ou inchaços, amasse as folhas em um pano limpo, feche-o e o pouse em cima de uma panela com água fervente, para que o vapor umedeça as folhas. Após 5 minutos retire o pano de perto da água e pouse-o sobre o local afetado, deixando que ele permaneça ali por 15 minutos. Repita o procedimento 3 vezes por dia, durante 7 dias seguidos. Após o 3° dia a melhora gradual já será perceptível.