Chá de coco da Bahia, poderoso diurético

Por Robson Merieverton em Frutas, Saúde

Bastante apreciado em dias quentes para hidratar e aliviar o calor, o coco da Bahia também é visto como um excelente remédio natural, devido as propriedades naturais que apresenta. Ele pertence à família das Arecaceae e é conhecido por ser uma planta típica das regiões tropicais.

Características físicas da planta

O coco da Bahia é originário de uma palmeira com caule sem ramificação, marcado por vários anéis. Possui porte elegante, ligeiramente curvado devido a ação dos ventos. Na variedade arbórea, pode atingir mais de 20 metros de altura, diferente da variedade anã. As raízes podem alcançar até sete metros de profundidade, dependendo do tipo de solo.

As folhas estão dispostas em ramos únicos, formando uma copa ampla. As flores são da cor branca e carnudas, se agrupando em um cacho. Já o fruto é recoberto por uma casca lisa, dura e fibrosa, na cor verde. A semente é constituída por uma casca lisa, dura e fibrosa, na cor verde. Também faz parte da semente a polpa de cor branca, carnuda e adocicada. No seu interior está a água.

cha-de-coco-da-bahia-poderoso-diuretico

Foto: depositphotos

Propriedades medicinais

O coco da Bahia possui muitas indicações que vão desde o combate a doenças, mal estar e até como integrante em tratamentos estéticos. Entre os principais problemas que ele combate, destaque para tratar abscessos, abrir o apetite, afecções respiratórias, angina, artrite, blenoragia, bronquite e cefaleias.

Ele também é usado para reduzir o colesterol, combater as cólicas abdominais, disenterias, desnutrição, diarreia, dores, febre, icterícia, inchaço nas pernas, inflamação do canal da uretra, inflamações dos olhos, irritações gastrointestinais, nefrite e úlceras gástricas.

O coco da Bahia também é usado como poderoso hidratante e repositor de sais minerais. Ele também repõe os sais minerais e vermífugo e pode ser usado como fortificante dos músculos e das gengivas. Já nos tratamentos estéticos, o coco da Bahia é usado para amaciar e acalmar a pele.

Como usar o coco da Bahia

Diversas são as formas de usar o coco da Bahia para tratar de problemas relacionados a saúde. Além da própria água do coco, as pessoas podem utilizar a castanha, o leite extraído da polpa do coco e o óleo de coco. Antes de usar cada uma dessas opções, é bom prestar atenção a indicação.

Decocção da casca e do tronco – atua como tratamento diurético;
-Castanha – Úlceras de estômago, inflamações intestinais, artrite, asma, tosse e afecções das vias respiratórias;
-Leite de coco – Asma;
Coco fresco ralado – Vermes intestinais;
-Óleo de coco – Dor em dentes com cárie.