Chá de coentro – Benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Plantas

O coentro é uma erva muito utilizada na culinária nordestina. Primo da salsinha, essa erva possui um cheiro muito forte e é popular também na Europa, onde é utilizado por completo. A raiz e as folhas como tempero, e suas sementes como ingredientes para chás com propriedades medicinais. Com um ciclo de 35 dias no verão, a erva pode ser cultivada de setembro a março nas regiões sul e sudeste do Brasil, e nas demais regiões pode ser cultivada durante todo o ano, desde que em solo fértil e bem drenado. A colheita pode ser feita 35 dias após o plantio.

O chá de coentro e a medicina

Com propriedades diurética, estimulante e anti-inflamatória, o chá pode ser usado no tratamento de problemas do estômago e intestino, além de ajudar a controlar a flatulência. Seu consumo ajuda ainda no tratamento de enxaqueca, fadiga, má digestão, anorexia nervosa, reumatismo, dores da articulação, halitose, enjoo, vômitos, inapetência digestiva e cólicas. Além disso, evita ascarídeas e lombrigas e regula o atraso menstrual, e pode ser usado também para desintoxicação do fígado e da vesícula em caso de excessos alimentares.

Chá de coentro - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

O óleo feito com a semente do coentro possui as mesmas propriedades, podendo ainda combater dores de cabeça, inchaço, conjuntivite, reumatismo, úlceras na boca e hemorroidas, além de ser considerado um excelente afrodisíaco.

Como consumir o coentro?

Quando comprar o coentro, prefira os que tenham uma coloração verde mais viva, além dos talos crocantes. Pique as folhas somente alguns instantes antes de usá-las, pois caso contrário podem perder o seu aroma específico. O sabor pode ser perdido quando o alimento for cozido por muito tempo, por isso o ideal é adicioná-lo às receitas sempre no final do preparo.

As sementes, inteiras, podem ser usadas no preparo de peixes, pães, bolos e massas, e quando trituradas, são ideais para complementar molhos e acompanhar carnes vermelhas. Pode ser usada ainda misturada com outras especiarias, ou para aromatizar conservas, linguiças e vinagres.

Como preparar o chá?

Para preparar o chá de coentro, você deverá usar a proporção de duas colheres de sopa das sementes de coentro para cada litro de água. Em um recipiente, coloque a água e aguarde alcançar fervura. Em seguida, adicione as sementes e deixe ferver por um período breve de, aproximadamente, dois minutos. Em seguida, desligue o fogo, tampe a mistura e deixe repousar por cerca de dez minutos, coando e consumindo em seguida, ao longo do dia.

Contraindicações e precauções

Quando consumido em excesso, pode causar lesões renais, embriaguez e loucura. Não foram encontradas contraindicações na literatura consultada. Em alguns casos isolados, no entanto, pode haver alergia. Caso isso aconteça, descontinue o uso e consulte um médico.