Chá de coronha e elimine chance de AVC

Por Katharyne Bezerra em Doenças, Plantas, Saúde

Cipó de imbiri, olho de boi, micunã, pó de mico e mucunã assú. Estes são os nomes dados a uma mesma planta rica em benefícios à saúde humana, a coronha. Cientificamente chamada de Dioclea violacea, a erva pertence à família das Papilionaceae e além de ser considerada ornamental, possui ainda propriedades medicinais importantes para o organismo.

Coronha no combate ao derrame

Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou simplesmente derrame é a principal causa de morte no Brasil, por isso é necessário que as pessoas tenham conhecimento sobre este problema e que busquem métodos para evitar que ela ocorra.

Este evento pode ocorrer quando uma artéria, que leva sangue para o cérebro juntamente com o oxigênio e os nutrientes que este órgão necessita, é obstruída levando o tecido cerebral à morte. Neste sentido, chama-se o processo de isquemia. Porém, existe outro tipo de derrame, o hemorrágico. Neste caso, por exemplo, há um sagramento da artéria que recobre todo o tecido cerebral.

cha-de-coronha-e-elimine-chance-de-avc

Foto: reprodução/Bio Chapada

No derrame isquemia o paciente apresenta dificuldade em falar, pode não conseguir mexer os braços ou as pernas e sentir tonturas. Já quando ocorre o derrame hemorrágico o indivíduo apresenta súbita dor de cabeça, vômitos e até desmaios. Por colocar a vida das pessoas em risco, estes problemas precisam ser evitados e uma das maneiras apropriadas é fazendo uso de coronha, tendo em vista que ela é tônica e calmante nervoso, prevenindo o derrame e suas sequelas.

Outras utilizações

Além de combater o derrame fortemente, a coronha é uma planta que também exerce outras funções na saúde humana, mas que também estão relacionadas ao bom funcionamento do cérebro, em especial o sistema nervoso. Assim, é possível dizer que esta planta também é aliada de pacientes que possuem epilepsia, evitando que os indivíduos tenham crises convulsivas.

Como preparar e usar este chá?

Por meio da infusão das sementes em pó de coronha é possível usufruir dos benefícios desta planta para a saúde. Assim, ferva uma xícara de água e em seguida adicione 1 g de sementes em pó. Tampe o recipiente e mantenha abafado por até 10 minutos. Após o tempo determinado, coe o chá e ele estará pronto para ser consumido. A dica é ingerir apenas uma xícara por dia e, preferencialmente, antes de dormir.