Chá de couve trata a gripe

Por Natália Petrin em Vegetais

A couve é uma verdura barata que pode ser facilmente encontrada em todo o país. Além de ser facilmente encontrada e muito saborosa, esta apresenta muitos benefícios para o corpo quando consumidas. A planta age como um anti-inflamatório e cicatrizante, além de ser rica em ferro ajudando no combate à anemia e ajudando a fixar o cálcio nos ossos. Com ação desintoxicante, a couve possui substâncias que estimulam o organismo a eliminar substâncias que estão fazendo mal para o corpo, inclusive aquelas cancerígenas. Além disso, fortalece o sistema imunológico e favorece a absorção de outros nutrientes.

Rica em magnésio, cálcio e ferro, seu consumo ajuda ainda a livrar o corpo do acúmulo de gordura, a regular a ação dos hormônios, controlar a pressão arterial e controlar os movimentos dos músculos. O magnésio e a clorofila, presentes na planta, em conjunto, atuam ainda como um renovador das células do organismo, ou seja, um rejuvenescedor, combatendo o envelhecimento precoce. Entre seus benefícios encontramos ainda o combate à celulite, melhoria no humor, desintoxicação, entre outros.

Tratamento de gripe

Chá de couve trata a gripe

Foto: Reprodução

Muitas pessoas vem usando a couve em sucos verdes e sucos detox devido à popularização dessas informações. O que muitos não sabem, no entanto, é que a couve auxilia no tratamento da gripe, pois é rica em vitamina C, além de fortalecer o sistema imunológico, como citamos anteriormente. Sua ação como antioxidante, são diminuídos ainda os sintomas da gripe como a tosse, a febre, o mal-estar e as dores de cabeça. É essencial, no entanto, que o paciente ingira muita água durante o tratamento e mantenha-se em repouso.

Chá de couve

Para o tratamento da gripe que mencionamos acima, deve ser feito um chá com as folhas. Para preparar, pique as folhas de couve e coloque em um recipiente. Reserve e, em outro recipiente, esquente água até ferver. Quando isso acontecer, derrube a água sobre as folhas e tampe, deixando descansar por 20 minutos. Após esse período, coe e consuma.

No caso de tratamento da gripe, o indicado é consumir várias vezes ao dia.

Suco de couve com laranja e gengibre

O suco vai unir os benefícios da couve aos da laranja no combate à gripe, além de agir como um termogênico devido à presença do gengibre. Este atua ainda como um antifebrífugo. Confira a receita:

Você vai precisar de:

  • 3 folhas de couve bem lavadas com os talos picadas;
  • 2 laranjas descascadas;
  • 1 pedaço de aproximadamente 1 cm de gengibre sem a casca;
  • 1 litro de água.

Adoçante a gosto.

Como preparar?

Corte as laranjas em pedaços médios e retire as sementes. Coloque no liquidificador e em seguida adicione os outros ingredientes. Bata até formar uma mistura homogênea. Em seguida, coe e adoce, servindo com gelo em seguida.