Chá de cravo da índia

Por Natália Petrin em Plantas

O cravo da índia é uma planta que possui folhas semelhantes às do louro, flores pequenas e branco-amareladas que se agrupam em cachos terminais, um fruto de formato alongado e de coloração vermelha, comestível. A parte utilizada na culinária são seus botões florais secos, comuns para enfeite de doces, por exemplo, além da confecção de pães e bolos.

Propriedades e benefícios do chá de cravo da índia

A especiaria, muito comum na culinária, não tem como objetivo apenas fornecer seu forte aroma e sabor aos pratos, mas sim como uma aplicação de seus benefícios medicinais. O cravo da índia possui ação analgésica e antisséptica, ajudando a amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, candidíase oral, febre, dores de dente e inflamações da garganta. Além disso, age como antioxidante devido à sua capacidade de liberar hidrogênio e diminuir a peroxidação lipídica, ou seja, quebrando as gorduras poli-insaturadas, e combatendo o envelhecimento precoce da pele. Atua ainda como antisséptico bucal combatendo o mau hálito e ajuda quem sofre com o hipotireoidismo, pois contribui com o bom funcionamento da tireóide. Entre seus benefícios encontramos ainda o controle do colesterol, sua ação como antifúngico, antiviral, e seu uso para o tratamento de espinhas, infecções da pele e micoses.

Eu só não sei quanto ta

Foto: Reprodução

Chá de cravo da índia e o emagrecimento

Além de todos os benefícios já citados encontrados no consumo do chá de cravo da índia, podemos citar ainda sua função como acelerador do metabolismo. Ele age aumentando a produção de saliva e de líquidos responsáveis pela digestão, intensificando a queima de gordura e deixando o processo mais rápido.

Chá de cravo da índia

Para preparar o chá simples de cravo, você precisará de uma colher de sopa de cravos da índia e um litro de água. Em um recipiente, coloque a água e os cravos e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, deixe por mais 10 minutos, e então desligue, deixando amornar. Coe e consuma em seguida, no máximo três xícaras ao dia.

Chá chapa barriga

O chá chapa barriga tem como um de seus componentes o cravo. Unido aos outros, possui um grande potencial emagrecedor, pois age como um termogênico aumentando o gasto calórico durante a digestão e diminuindo o inchaço na região da barriga.

Para preparar, use 1 punhado de cravos da índia, 3 pedaços de canela em pau, 3 colheres de sopa de gengibre ralado e 1 litro de água. Coloque a canela, o cravo e a água em um recipiente, e leve ao fogo até alcançar fervura. Em seguida, desligue o fogo e adicione o gengibre. Tampe e deixe descansar por 5 minutos, coe e consuma. Você pode consumir esse chá quente ou gelado.

Contraindicações

Qualquer medicamento feito com cravo não deve ser consumido por gestantes, pois possui ação que provoca contrações uterinas, podendo ser causador de aborto.