Escrito por em 22/09/2015

Algumas plantas são capazes de oferecer benefícios ao seres humanos quando são usadas em forma de chá, cápsulas, tinturas etc. Um bom exemplo é o das plantas do gênero taraxacum, mais conhecidas como dente-de-leão, que é cientificamente comprovada uma aliada da saúde do corpo e da pele, isso graças as suas propriedades.

A planta surge em diversas regiões de clima temperado ou subtropical do mundo. É também conhecida por outros nomes, como quartilho, amor-dos-homens, esperança, taráxaco entre outros. Pode ser encontrada em algumas feiras livres, lojas especializadas em produtos naturais e você pode cultivar a mesma em um jardim.

Dente-de-leão: uma bomba de nutrientes

Os benefícios do dente-de-leão para a saúde são variados, isso porque a planta possui em sua composição muitos minerais, vitaminas, proteínas e efeitos antioxidantes e diuréticos. Apesar do gosto amargo, o chá feito com as folhas da esperança carregam as mesmas propriedades que tratam doenças e previnem outras.

Chá de 'dente-de-leão': amigo da pele e da saúde

Foto: Baixaki

O dente-de-leão possui vitamina A, essencial para garantir uma melhor visão, qualidade da pele e de crescimento; vitaminas do complexo de B, responsáveis pelo bom funcionamento do sistema neurológico. Bem como, vitamina K, que regula a coagulação do sangue e ainda consegue ser importante para a saúde óssea; vitamina C, para ajudar o sistema imunológico; vitamina E, que age como antioxidante.

A planta ainda possui potássio, zinco, cálcio e ferro, responsáveis, respectivamente, pela contração muscular, digestão de proteínas, fortalecimento de ossos e dentes, e prevenindo o desenvolvimento de doenças como a anemia e problemas ligados ao coração.

Ação antioxidante presente no dente-de-leão

Os agentes antioxidantes combatem os radicais livres presentes no corpo e que são os responsáveis pelo envelhecimento das células, principalmente as da pele. Além disso, essa atuação reduz o risco de surgimento de doenças como o câncer e as que são ligadas ao fígado. Podem também, eliminar as toxinas que estão presentes nas células de gorduras, facilitando assim a eliminação dessas últimas.

Como preparar o chá desta planta?

Para fazer o chá é preciso usar uma colher de sopa das raízes para uma xícara de água fervida. Depois que unir os dois ingrediente é necessário abafar o recipiente e esperar aproximadamente 10 minutos para poder tomar. É uma bebida amarga e, por isso, pode causar incômodo ao ser ingerida. Por essa razão, você pode adicionar outros ingredientes como o limão, canela, gengibre, hortelã ou alguma fruta com propriedades diurética, à exemplo do melão e do abacaxi.

O consumo ideal deve ser de três xícaras de chá por dia, mais que isso pode afetar a sua saúde e oferecer alguns efeitos colaterais, como azia e diarreia. Outra contraindicação é para  mulheres grávidas ou em períodos de amamentação, bem como pessoas que possuem hipertensão e glaucoma, em todas as situações fica restrito o uso desse medicamento.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.