Chá de dong quai – Um verdadeiro amigo da mulher

Por Stefanie Mouret em Plantas

Conhecido na China como “remédio feminino”, o dong quai é utilizado há anos por combater diversos males, principalmente os ginecológicos. Trata-se de uma planta medicinal que pode atingir até 2,5m de altura com caules ocos e flores brancas. Com o nome científico de angelica sinensis, suas propriedades medicinais encontram-se em sua raiz, que pode ser utilizada como chá ou extrato.

Chá de dong quai - Um verdadeiro amigo da mulher

Foto: Reprodução

Quais as propriedades e benefícios do dong quai?

Rico em óleos essenciais e princípios amargos, o dong quai auxilia a normalização do ciclo menstrual e alivia as cólicas provocadas por ele, graças à sua ação anti espamos. Ainda com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antibiótica, anticoagulante, antiasmática, laxante, antianêmica, tônica cardíaca e respiratória e estimulante uterina, é ideal para combater hipertensão, sintomas acentuados de menopausa, dor abdominal pós parto, enxaqueca, menstruação irregular, úlcera, reumatismo, artrite, jaculação precoce e prisão de ventre.

As raízes da planta dong quai apresentam vasodilatadores que fortalecem a função hepática de quem o consume com regularidade, sendo eficaz também no tratamento da anemia perniciosa, devido às vitaminas que lhe são conferidas – principalmente a B12 – e também os minerais como cobalto e ferro. Suas propriedades reguladoras são atribuídas aos fitoestrogênios, que contém semelhanças aos estrogênios produzidos pelo organismo no corpo da mulher. Assim, o chá de dong quai é ainda mais útil quando a mulher decide suspender o uso de pílulas anticoncepcionais, pois auxilia na regulação de seu organismo, para que ele se adapte à ausência do remédio.

 Aprenda a preparar este chá

  • Para o chá de dong quai: Usar 30 g de raiz de dong quai para 3 xícaras de água. Colocar a água fervente sobre a raiz de dong quai, em seguida deixar repousar em recipiente com tampa por 30 minutos, coar e tomar.
  • Para uso do extrato de dong quai: Usar de 50 a 80 g  do extrato seco da raiz do dong quai junto ao alimentos 6 vezes ao dia.

Atenção

O dong quai não deve ser administrado em gestantes, lactantes e crianças. O consumo exagerado pode ocasionar diarreia, erupções na pele e dores de cabeça. Portanto, antes de iniciar o tratamento com a planta, procure um médico e informe-se corretamente, já que cada organismo é único e reage de forma diferenciada. No mais, faça bom uso da planta e descubra na medicina natural a cura para diversos males.