Chá de dong quai regula ciclo menstrual

Por Robson Merieverton em Degustação, Doenças, Plantas, Saúde

Bastante popular na China, a erva de dong quai é conhecida pelas suas propriedades medicinais. Pertencente à família das Angélica Sinensis, sendo a raiz a parte utilizada na medicina natural. A planta pode ser usada por homens e mulheres para relaxar e fortalecer a atividade digestiva e hepática.

Indicações

A planta dong quai possui substâncias fitoestrogênicas que são muito ativas, por isso ela pode ser usada para tratar sintomas como dismenorreia e metrorragia, que são problemas relacionados a saúde da mulher no período menstrual. Essas mesmas substâncias reduzem a atividade hormonal ocupando os receptores de estrogênio.

Quando o nível abaixa, na menopausa, os fitoestrógenos da planta atuam de modo semelhante ao do estrógeno natural aumentando a atividade desse hormônio. O consumo do dong quai ajudar a regular o ciclo menstrual, além de tratar problemas associados à menstruação.

cha-de-dong-quai-regula-ciclo-menstrual

Foto: Reprodução/Flowers La Coocan

Ainda no que se relaciona a saúde íntima da mulher, o tratamento com a planta ajuda a melhorar a fertilidade. Outro benefício da espécie para a saúde é o reforço da atividade imunológica de pacientes com câncer.

Cuidados

A pesar de se tratar de um ingrediente natural, é importante que o paciente tome alguns cuidados ao incluir a planta no dia-a-dia. O mais recomendado é que o médico seja consultado. Ele vai levar em consideração as reais necessidades do paciente e as possíveis reações que ela pode trazer.

Um dos problemas causados pela planta diz respeito ao consumo por pacientes com diabetes. Ela pode aumentar o nível de açúcar na urina. Outra precaução que deve ser tomada é em relação as mulheres com tendência para desenvolver diabetes, já que, em decorrência ao aumento no nível do açúcar, o processo pode ser acelerado.

Chá de dong quai

Para preparar o chá de dong quai você vai precisar seguir uma dica específica. Ferva três xícaras de água em uma panela esmaltada ou de vidro. Desligue assim que atingir o ponto de ebulição. Logo em seguida, acrescente 30 gramas de raiz de dong quai e um pouco de gengibre semi fresco. Deixe em efusão por 30 minutos.

A indicação é que o chá seja consumido em três doses diárias, uma vez por semana. Nesse caso, a receita do chá é usada como tônico uterino entre as mulheres.