Chá de eritreia e seu poder purificador

Por Robson Merieverton em Plantas, Saúde

Certos tipos de plantas são tão comuns que podem ser encontradas em todos os continentes. Porém, nem todo mundo conhece o poder curativo de algumas delas. Esse é o caso da eritreia. Essa espécie pertence ao gênero das Gencianáceas. Em alguns lugares também pode ser conhecida por pequena centaura.

A eritreia é identificada como sendo uma planta de pequeno porte que chama bastante atenção pela beleza das suas pequenas flores, na cor rosa que assumem formato de estrelas. Já em relação as suas folhas, elas estão dispostas de forma oposta, sendo uma em cada lado do caule.

Uso medicinal

O uso da planta é bastante difundido devido as suas propriedades depurativa e aperitiva. Porém, antes de incluir a planta no seu dia-a-dia, a recomendação é que o médico seja consultado. Só ele é o profissional mais capacitado para atestar seus efeitos.

Chá de eritreia e seu poder purificador

Foto: depositphotos

Vale lembrar que, apesar de se tratar de uma planta, com princípios curativos naturais, ela pode trazer alguns danos à saúde, já que, cada organismo pode reagir de forma diferente. Na maioria das vezes as partes utilizadas com fins curativos são as flores e também as raízes.

Chá de eritreia

O chá de eritreia é mais usado em combinação com outros ingredientes. De acordo com o médico Verley-Leclerc, a recomendação é que ela seja preparada da seguinte forma: separe oito gramas de raiz de genciana, 12 gramas de eritreia, 12 gramas de trevo-d’água e 500 ml de água filtrada.

Para preparar a bebida, você vai precisar ferver a água. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente todos os demais ingredientes de uma só vez. Você vai deixá-los em infusão durante um período de 12 horas. Passado esse tempo, basta usar uma peneira para remover os ingredientes. O recomendado é que a ingestão do chá ocorra antes de cada refeição. Uma xícara é o suficiente.