Escrito por em 05/08/2014 (atualização: 16/01/2017)

A erva cidreira, de nome científico Melissa officinalis, é uma planta também popularmente conhecida como cidreira, citronete e melissa, sendo muito utilizada para tratar problemas digestivos e como calmante, para garantir uma boa noite de sono. A planta pode ser encontrada à venda em lojas de produtos naturais, mercados, farmácias de manipulação e algumas feiras livres. Veja a seguir as propriedades medicinais e os benefícios proporcionados pelo chá de erva cidreira.

As propriedades da erva cidreira

A erva cidreira contém propriedades calmante, diurética, analgésica, antimicrobiana, cicatrizante, tônico, sedativo, relaxante, antinevrálgica, expectorante, antiviral, antiespasmódica, sudorífera, antibiótica e anti-inflamatória.

Chá de erva cidreira - Benefícios e propriedades

Foto: depositphotos

Os benefícios e as indicações de uso

  • Melhora a qualidade do sono;
  • Combate os gases;
  • Alivia as cólicas menstruais e intestinais;
  • Previne distúrbios renais;
  • Promove o alívio da tosse;
  • Alivia as dores de cabeça;
  • Promove o bem-estar e a tranquilidade;
  • Auxilia no tratamento do nervosismo, agitação e distúrbios do sono;
  • Trata problemas digestivos, herpes, catarro, arrotos, palpitações e vômitos;
  • Combate a retenção de líquidos;
  • Limpa, revigora e cicatriza a pele.

As aplicações da erva cidreira e de seu chá

A erva cidreira é muito usada na culinária, na cosmética e no preparo de licores, por possuir um aroma especial e peculiar, sendo ótima para temperar aves, saladas e peixes. As partes usadas da erva cidreira são as suas folhas frescas ou secas, para o preparo de chás, infusões, na aromaterapia e para temperar alimentos.

Chá de erva cidreira

Além dos benefícios anteriormente citados, uma ótima indicação do chá de erva cidreira é para ajudar quem deseja abandonar o vício do tabaco. Lembre-se que o chá sozinho não faz nenhum milagre, é necessário ter muita força de vontade!

Para preparar o chá, ferva um litro de água e, após desligar o fogo, 30 gramas de folhas e flores de erva cidreira e deixe abafando por aproximadamente 12 minutos. Após esse tempo, coe e adicione limão no momento em que for tomar o chá. A indicação de consumo é de uma xícara pequena do chá, três vezes ao dia, com a adição de gotas de limão na hora de tomar o chá.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da erva cidreira incluem a sonolência e a diminuição da frequência cardíaca.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.