Chá de esporão de galo é um aliado contra o reumatismo

Por Stefanie Mouret em Plantas

A raiz de esporão de galo é conhecida pelos mais antigos como uma excelente fonte de cura para quem sofre de problemas como reumatismo, doenças venéreas e inflamação das articulações. Como prepará-lo corretamente para usufruir de tantos benefícios?

Chá de esporão de galo é um aliado contra o reumatismo

Foto: Reprodução

Modo de preparo

Lave a raiz, suas folhas e casca, e leve-as ao fogo numa chaleira com água até que ferva. É importante que durante a infusão – e mesmo alguns minutos após desligar o fogo – a chaleira esteja com tampa, para que não se perca as substâncias ou mesmo para que o chá não esfrie rapidamente.

Separe então a medida que tomará – preferencialmente uma xícara ou copo grande – e mantenha o restante na chaleira tampada. É importante tomar a mesma medida por 3 vezes ao dia, se possível com um intervalo de 4 horas entre cada dose, para que você não se sinta enjoado do chá ou sobrecarregue a bexiga. Quanto aos frutos que sobraram da raiz, descarte-os, pois não têm utilidade e não são recomendados que sejam ingeridos de nenhuma forma.

Benefícios do chá de esporão de galo

Com o passar dos anos e a chegada da idade avançada, ou mesmo devido ao sedentarismo nos mais jovens, é comum que as articulações pareçam estar mais “duras” e doloridas. Tomando frequentemente o chá de esporão e galo, o resultado é sentido em poucos dias. O mesmo se dá para quem sofre de reumatismo, independente do grau da doença o chá é um excelente acompanhamento medicinal. As dores serão aliviadas, até que nem sejam mais lembradas. Ressalta-se que para os resultados serem duradouros, é benéfico ingerir o chá ao menos 3 vezes por semana, e buscar ter uma vida ativa o quanto for possível.

Conforme é visto não apenas neste artigo, mas no blog de forma geral, os chás são essenciais para uma vida mais saudável, equilibrada e sem dependência de remédios para todo e qualquer mal estar. No entanto, busque sempre a opinião médica e estude como conciliar os chás com o que lhe for receitado.