Chá de fáfia combate ansiedade e nervosismo

Por Natália Petrin em Plantas

A erva conhecida pelo nome de fáfia é originária das regiões do Brasil com climas tropical e subtropical, podendo ser encontrada em praticamente toda a extensão do país. A planta pertence à família das Amaranthaceae, e apresenta ramos moles com nós nas articulações, e suas folhas são simples, inteiras e opostas, enquanto suas flores aparecem sempre nos ramos terminais.

Sua raiz é tuberosa, e a planta é grande, sem grandes exigências quanto ao clima e ao solo para sobreviver, podendo crescer em diversos tipos de  climas e terras. Também conhecida como ginseng brasileiro, a planta pode ser usada para fins medicinais, principalmente atuando como calmante e afrodisíaca.

Benefícios e propriedades da fáfia

A planta, além de ser usada como calmante e afrodisíaca, apresenta propriedades que permitem seu uso no controle à ansiedade e ao nervosismo, agindo como anti-inflamatória, bactericida e analgésica. Combate ainda, devido à ação como estimulante, o cansaço psíquico e físico.

Segundo pesquisas feitas no Laboratório de Oncologia Experimental da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, pela Universidade de São Paulo, o ácido pfáfico, encontrado na planta, ajuda a inibir o crescimento dos tumores, fazendo com que seja um excelente medicamento natural para o tratamento do câncer.

É rica em vitaminas A, do complexo B, C, D, E, F, além de conter saponinas, mucilagem, aminoácidos, potássio, cálcio, fósforo, alantoína, sitosterol, estigmasterol, fosfosídeos e ácido pfáfico. Em decorrência disso, pode ser usada em casos de esterilidade masculina, além de atuar como cicatrizante natural, analgésica e antitóxica, potencializando também a alão da insulina, melhorando o funcionamento do sistema circulatório e fortalecendo o coração. Segundo estudos, ajuda também no tratamento da anemia falciforme e como miorrelaxante. Pode ser usada ainda para tratar varizes, inflamações, tremores em pessoas idosas, estresse, fadiga, anemia e dores de cabeça.

Imagem de mulher nervosa mordendo as unhas

Foto: Depositphotos

Como preparar o chá?

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) das raízes de fáfia picadas
  • 1 xícara (de chá) de água

Modo de preparo

Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Em seguida, em uma xícara, coloque as raízes de fáfia e reserve. Quando a água começar a ferver, adicione às raízes reservadas, em seguida tampe o recipiente e deixe abafado até que a mistura fique em uma temperatura morna. Basta, em seguida, coar e adoçar, caso ache necessário, e consumir em seguida.

A dose indicada do chá é de 1 xícara de chá 2 vezes ao dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

A planta é contraindicada para pacientes gestantes ou mulheres em período de amamentação. Além disso, pacientes crianças não devem fazer uso da planta, assim como pacientes cardiopatas e hipertensos. Antes de fazer uso de qualquer medicamento, mesmo que este seja natural, é essencial procurar ajuda médica, já que alguns medicamentos podem oferecer interação e diversos efeitos colaterais relacionados à condições de saúde.