Chá de flor de laranjeira – Benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Plantas

Muito apreciada na culinária e no meio medicinal, a flor de laranjeira, também conhecida como flor de laranja-amarga, pertence à família das Rutaceae. De nome científico Citrus aurantium L., a flor de laranjeira é uma planta comum principalmente nos países do sul.

Para o consumo das flores para infusão, ou óleo essencial, estas devem ser colhidas logo depois de abrirem, ou pouco antes. Em seguida, devem ser secadas e usadas. Quem preferir pode comprar o óleo já pronto, assim como as flores já secas em lojas de produtos naturais físicas ou online.

Benefícios e propriedades

A planta possui propriedades calmantes, sendo excelente para quem tem dificuldade para dormir, tensões nervosas e problemas digestivos. Atua ainda como um sonífero ou sedativo leve, ansiolítico, apaziguador do sistema gastrointestinal.

O chá preparado com essa flor ajuda a combater insônia, age como antidepressivo, antisséptico, analgésico, hipnótico, tranquilizante, bactericida, antiespasmódico e afrodisíaco. Pode ser usado ainda no combate às enxaquecas, à ansiedade e aos sintomas da TPM.

Chá de flor de laranjeira - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Como consumir?

A flor de laranjeira pode ser consumida na forma de chá, ou ainda esse chá aplicado ao ambiente. Se você estiver com problemas de insônia, coloque algumas gotas desse chá em seu travesseiro e aproveite uma noite de sono mais calma e tranquila. Ao consumi-lo na forma de chá, aconselha-se usar complementos como o mel, o limão ou a canela, pois ajudam a potencializar suas propriedades. Essa mistura pode ser usada no tratamento de dores de garganta, tosse e para melhorar o funcionamento dos rins. Por conter pectina, o chá feito com a flor de laranjeira possui ainda propriedades antidiarreicas, assim como é capaz de equilibrar os níveis de colesterol, desde que associada a uma dieta equilibrada.

Chá

Para o preparo, coloque uma colher de sopa de flores dentro de uma xícara de chá. Em seguida, adicione água fervente para completar a xícara e tampe. Deixe descansar até amornar, então coe e consuma. Pode ser ingerida a dose de duas ou três xícaras durante o dia.

Contraindicações e efeitos colaterais.

O medicamento feito com flor de laranjeira, assim como quaisquer óleos essenciais, não deve ser consumido por mulheres gestantes, crianças menores de seis anos e pacientes que tenham gastrites ou doenças neurológicas (Parkinson, por exemplo). É essencial que antes de consumir qualquer tipo de medicamento, mesmo que natural, você faça uma visita a um profissional da saúde, pois somente o seu médico, tendo em mãos seu histórico e remédios contínuos, poderá indicar os melhores tratamentos. Até mesmo medicamentos naturais possuem interações medicamentosas. Não foram encontrados efeitos colaterais do consumo das flores de laranjeira na literatura consultada.