Chá de folhas de louro

Por Stefanie Mouret em Plantas

A folha de louro é muito conhecida e disseminada no Brasil por duas características: suas propriedades medicinais e seu aroma único que a torna ingrediente de diversas receitas culinárias. Na Grécia antiga as folhas de louro tinham ainda outra finalidade, elas eram utilizadas para confeccionar coroas que seriam entregues aos atletas campeões de provas olímpicas e aos reis de Roma na época de César. Por estas razões ela tornou-se símbolo de vitória e conquista, a ponto de se dizer que alguém é “laureado” quando faz algo excelente ou alcança um objetivo.

Chá de folhas de louro

Foto: Reprodução

Propriedades e benefícios das folhas de louro

Os principais nutrientes da folha de louro são potássio, fibras, hidrato de carbono, vitaminas B6 e C, magnésio e ácido fólico, entre muitos outros. Com propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas, diuréticas, digestivas, hepáticas, expectorantes e estimulantes, a folha de louro é uma excelente opção para quem sofre de problemas digestivos como gastrite, úlcera, gases e inflamações no fígado. Serve ainda para aliviar cólicas menstruais, pois regula o fluxo e o ciclo menstrual, dores de cabeça, reumatismo, infecções de ouvido e na pele. Suas propriedades expectorantes a tornam remédios poderosos contra gripes e resfriados, pois limpam as vias respiratórias. Também é uma planta relaxante, reduzindo o estresse e a ansiedade.

Quando o organismo recebe folhas de louro regularmente, os rins também trabalham melhor, eliminando assim o líquido acumulado em excesso no corpo. Desta forma, a pessoa perde a sensação de que está “inchada”, e consequentemente emagrece com mais facilidade. Dores musculares e articulares – principalmente as causadas por reumatismo e artrite – são aliviadas de maneira progressiva, até que cessem totalmente.

Como preparar o chá

Para preparar o chá, basta colocar algumas folhas de louro numa chaleira ao fogo com água fervente. Deixe ferver por 5 minutos, então desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Adoce a gosto e beba a quantidade de uma xícara 3 ou 4 vezes por dia.

Caso deseje utilizar as folhas também na culinária, é uma ótima opção para alimentos pesados, como feijoada. Basta incluir algumas folhinhas enquanto o alimento estiver ao fogo sendo preparado. Dessa forma, o alimento tido como pesado cairá mais leve no estômago, já que a folha de louro auxilia a digestão.