Chá de folhas de uva trata varizes e problemas digestivos

Por Katharyne Bezerra em Plantas

A uva é uma fruta muito apetitosa, dela são extraídos sucos e o vinho, dois saborosos líquidos, que além de serem gostosos trazem mais qualidade de vida se tomados em quantidades moderadas. O que pouca gente sabe é que, além da uva, as folhas da parreira trazem benefícios para a saúde do corpo.

Chás preparados com as folhas do pé de uva ajudam a diminuir os sintomas das varizes, problema que afeta muitas mulheres e alguns homens também. Além de aliviar os incômodos causados por doenças ligadas ao sistema digestivo.

A fruta uva

O saboroso fruto da videira é rico em vitaminas C, E, A K e B6.  Na uva ainda é possível serem encontrados antioxidantes, potássio, cálcio, magnésio, fibras e minerais, elementos indispensáveis para a manutenção de uma vida mais saudável.

As folhas da uva

As folhas do pé de uva possuem os mesmos elementos encontrados na fruta. Porém se torna ainda mais benéfica que o próprio fruto. Substâncias como, flavonoides, com propriedades anti-inflamatórias; antociânicos, que servem como cicatrizantes; resveratrol, de atuação antisséptica.

Para descobrir as propriedades dessas folhas, cientistas questionaram o fato dos vinicultores franceses não possuírem muitos casos de varizes, mesmo trabalhando o dia todo em pé. O segredo dos trabalhadores estava exatamente nas folhas da videira, que eles usavam para preparar chás e tomavam diariamente.

Chá de folhas de uva trata varizes e problemas digestivos

Foto: Reprodução

Tratamentos

O chá produzido com as folhas de uva é eficaz nos tratamentos de varizes, gengivite, afta, estomatite e hemorragias.

No caso das varizes, as propriedades anti-inflamatórias presentes na folhagem da planta reduzem as dores, inchaços, fadiga e o sentimento de sobrepeso provocado por esse problema.

Já o bochecho do mesmo chá auxilia na diminuição de doenças e inflamações relacionadas ao sistema digestório. O resveratrol é o responsável por esta capacidade, tendo em vista que é uma substância de propriedade antisséptica.

Além de todos esses benefícios, os chás das folhas também aliviam sintomas de menopausa e diminuem a quantidade de acne e prevenindo o aparecimento delas.

Receitas

Para preparar o chá com as folhas de uva no intuito de amenizar os problemas causados pelas varizes, é necessário duas xícaras de água e apenas uma folha do pé de uva rosada. Leve ao fogo por 5 minutos, depois é só coar e esperar esfriar.  O ideal é tomar o líquido todos os dias, na parte da manhã. Os resultados podem ser apresentados com apenas três semanas depois.

Se você quer atenuar os problemas digestivos, siga as mesmas instruções do chá para varizes. Porém, neste caso não é necessário bebê-lo. Apenas realize bochechos com o líquido várias vezes por dia.