Chá de framboesa – Benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Frutas

O chá de framboesa é feito com as folhas da framboesa e é consumido há milhares de anos. É preparado com a folha verde que fica junto à framboesa na planta, e entre seus benefícios, encontramos o tratamento de infecções e dores de garganta, além de prevenir o câncer de cólon entre outros tipos, e colaborar no combate ao envelhecimento precoce da pele. Os benefícios não estão apenas na fruta, mas nas sementes e nas folhas.

Por ser rica em vitamina C, ajuda no combate à gripes e resfriados, além de agir como um excelente tônico muscular. O chá pode ser usado ainda para curar bronquites, regular o intestino, aliviar cólicas menstruais, ajudar na digestão, tratar problemas gástricos e intestinais e age como laxante e diurético.

Fertilidade e gestação

O chá, além de todos os benefícios citados acima, conta ainda com um benefício: é um dos mais populares chás de ervas para a fertilidade, pois além dos seus benefícios, também é saboroso. O chá pode ser usado até mesmo durante o ciclo menstrual, e não apenas até a ovulação. Além disso, age fortalecendo o útero, prolongando a fase lútea, de forma a contribuir com a espessura adequada do endométrio e atua na prevenção de abortos espontâneos. Por conter vitaminas e minerais diferentes, torna a concepção mais fácil, ajudando no fortalecimento e tonificação do útero, como o ferro, potássio, fósforo, vitamina A, C, E e do complexo B.

Como preparar o chá?

Chá de framboesa - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

O chá de framboesa tem preparo bem semelhante aos outros. Pode ser encontrado em folhas in natura ou ainda em saquinhos. Em um recipiente, coloque duas colheres de sopa das folhas da framboesa e reserve. Em outro recipiente, coloque 500 ml água e leve ao fogo e aguarde alcançar fervura. Quando a água estiver fervendo, coloque em cima das folhas e tampe, deixando descansar por aproximadamente 15 minutos. Em seguida coe, adoce com adoçante, se precisar, e consuma. A dose indicada é de duas a três xícaras de chá ao dia, podendo ser no horário em que você preferir.

A framboesa também pode ter seus benefícios aproveitados por meio das cápsulas, que devem ser tomadas até confirmar a gravidez com o exame beta de sangue, uma de manha e outra a noite. O chá possui alguns benefícios durante a gestação, mas antes de continuar o consumo, converse com seu médico para que ele te oriente sobre a melhor forma de consumir, e se para o seu caso, deve ou não continuar.

Contraindicações e precauções

Pessoas com sensibilidade à aspirina não devem consumir o chá de framboesa em grandes quantidades, pois pode causar reações alérgicas. Além disso, em grandes quantidades, seu consumo pode agravar pedras nos rins e na bexiga em pessoas suscetíveis, pois contém ácido oxálico.