Chá de freixo – Propriedades e benefícios da bebida

Por Priscila Melo em Plantas

O freixo é uma planta que cresce na Europa, essa planta que pertence à mesma família das oliveiras, possui diversos benefícios medicinais, entre os mais conhecidos podemos citar sua ação diurética e laxante. A madeira dessa árvore, por ser pesada, dura, densa, porosa e apresentar um som estridente, foi utilizada nas primeiras guitarras modelo Stratocaster e Telecaster, e hoje é usada nos modelos mais caros da Fender.

Origem

O freixo, conhecido cientificamente como Fraxinus angustifólia, é uma árvore que pertence à família das Oleáceas, a mesma da oliveira. A palavra freixo vem do termo latino fraxinus, popularmente é conhecido também como freixo comum e freixo europeu, esta é uma árvore que cresce na Europa, é uma planta medicinal que é muito conhecida como diurética, trata problemas reumáticos e ajuda a diminuir a febre.

Características

O freixo é uma árvore de porte médio, que pode chegar a atingir aproximadamente 25 metros de altura. A casca dessa árvore possui uma cor castanha escura acinzentada e também alguns sulcos profundos e verticais. As suas folhas são verdes e suas flores apresentam-se em cachos, e diferente da maioria das árvores, as flores aparecem antes do surgimento das folhas.

Chá de freixo - Propriedades e benefícios

Foto: Reprodução

Propriedades e benefícios

O freixo apresenta em sua composição flavonoides, rutosídeos, taninos, iridoide entre outros compostos. As partes utilizadas para tratamentos medicinais são as folhas secas e a casca.

Entre suas propriedades podemos citar sua ação anti-inflamatória, diurético, laxante, depurativo, antipirético, analgésico, cicatrizante e rejuvenescedor.

Pode combater os sintomas da gota, da artrose, artrite, reumatismo, celulite, colesterol, obesidade, mau hálito, acúmulo de ureia, excesso de ácido úrico, prisão de ventre, cálculos renais e febre.

O chá da folha de freixo pode ser usado também como um remédio natural para tratar a retenção de líquidos e a casca da plante para combater a febre e também pode ajudar no processo de cicatrização de feridas.

O chá de freixo

Para fazer o chá de freixo você deve colocar duas colheres de sopa de folhas secas de freixo em 200 ml de água fervente, após isso deixe descansar por aproximadamente dez minutos em um recipiente bem fechado para que fique abafado. Após isso coe o chá e beba, para que se possa aproveitar todos os benefícios que não proporcionados por essa infusão, o ideal é que se consuma até três vezes ao dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

Até o momento não foram registradas contraindicações ou qualquer tipo de efeito colateral com relação ao consumo do freixo, porém o consumo de qualquer alimento ou bebida em excesso pode causar danos.