Chá de frutas com poder antioxidante

Por Natália Petrin em Beleza

Alguns chás contêm propriedades extremamente benéficas para a saúde que podem ajudar no tratamento de doenças, no emagrecimento e até mesmo prevenir o envelhecimento e ajudar a relaxar. Os chás, além de proporcionarem o conforto e ajudarem a esquentar o corpo em dias frios, possuem poucas calorias e trazem benefícios inúmeros à saúde. Com os ingredientes adicionais escolhidos a dedo, você poderá otimizar os benefícios, aumentando suas vitaminas e minerais, além do poder antioxidante. Descubra quais frutas podem ajudar a prevenir o envelhecimento precoce!

Chá de frutas com poder antioxidante

Foto: Reprodução

Maçã

O consumo regular de maçãs, ricas em fibras, pectina, vitaminas e antioxidantes, trazem muitos benefícios. Além de ajudar a emagrecer, melhorar a higiene da boca e o funcionamento do intestino, a maçã previne o envelhecimento precoce. Por isso, é uma das frutas que indicamos para adicionar ao chá.

Abacaxi

Rico em vitaminas, o abacaxi é considerado uma fruta muito benéfica ao organismo, pois além de melhorar a digestão, proteger o coração, controlar a fome e o peso e melhorar o funcionamento do intestino, age como um poderoso antioxidante. Ele protege o sistema imunológico e atua combatendo os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce. Essa também é uma excelente fruta indicada para o preparo do chá.

Maracujá

O maracujá é uma fruta muito conhecida por suas propriedades calmantes, mas também ajuda a tratar dores de cabeça e musculares. Por ser rico em vitamina C, o maracujá tem a mesma ação do abacaxi, melhorando o funcionamento do sistema imunológico e combatendo os radicais livres, que aceleram o envelhecimento celular.

Chá aromático com frutas

Conhecendo os benefícios das frutas, chegou a hora de aprender a preparar o chá. Para isso, você vai precisar de:

  • 1 maçã orgânica
  • 1 maracujá orgânico
  • 2 fatias de abacaxi orgânico
  • 1 xícara de chá de açúcar orgânico
  • 2 litros de água
  • 2 paus de canela
  • 5 cravos-da-índia
  • 3 unidades de anis-estrelado

Como preparar?

Em primeiro lugar, lave todos os frutos e corte em fatias, mantendo as cascas. Em um recipiente, coloque o açúcar e ½ xícara de chá de água, deixando ferver até formar uma calda. Acrescente em seguida as frutas, a canela em pau, o cravo e o anis-estrelado e deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos. Adicione o restante da água e, ao alcançar fervura, deixe por mais 10 minutos em fogo brando. Desligue o fogo, coe e sirva em seguida. Caso deseje, você pode enfeitar o chá com uma rodela fina de laranja. Com essa receita, você fará 8 porções do chá, com 98 calorias cada.