Chá de gengibre e cúrcuma para combater dores na garganta

Por Katharyne Bezerra em Doenças, Saúde

Na correria do dia a dia é quase imperceptível a deglutição, até que uma gripe afeta o corpo e com ela surgem as dores na garganta. Depois disso, comer é um pesadelo e até beber água causa um incômodo terrível nas amídalas inflamadas. Elas podem ocorrer não só devido a uma gripe, mas também pode ser provocada por infecções de estreptococos, fumo excessivo, resfriados ou por usar a voz por muito tempo, por exemplo durante uma emocionante partida de futebol.

Independente da causa, o chá de gengibre e cúrcuma para gargarejos oferece alívio para os pacientes com dores fortes na garganta e, com o uso contínuo dessa bebida, o incômodo é eliminado facilmente.

Chá de gengibre e cúrcuma para combater dores na garganta

Foto: Reprodução/ internet

Chá eficaz para dor de garganta

Para preparar o chá que promete eliminar a dor de garganta você irá precisar de:

  • Duas xícaras de chá de água;
  • Uma colher de sopa de gengibre fresco ralado;
  • Um quarto de colher de chá de cúrcuma em pó;
  • Um quarto de xícara de chá de suco de limão.

Como fazer e usar

Ferva a quantidade de água da receita em uma panela, depois acrescente o gengibre e deixe cozinhando por 10 minutos. Após o tempo determinado, retire o recipiente do fogo e adicione a cúrcuma e o sumo do limão, tampe e espere por mais 10 minutos. Escorra bem a mistura e, para isso, utilize um filtro de café. Feito isso, descarte as ervas e reserve o líquido para ele esfriar.

O chá deve ter uma cor dourada e não deve conter partículas flutuando. Depois que ele estiver morno, você pode adocicar com mel ou xarope de bordo. Essa quantidade é suficiente para duas aplicações, por essa razão faça uma de manhã e guarde em um recipiente fechado o restante na geladeira para que à noite você possa repetir o processo. Mas lembre-se: toda vez que for usá-lo, aqueça-o antes. Não utilize uma bebida de guardada há mais de um dia.

Importante

Algumas dores vêm acompanhadas de uns pequenos pontinhos brancos no fundo da garganta, esses indicam infecção por estreptococos, e isso deve ser examinado pelo médico. Outros casos, como dores persistentes, crônicas ou dores acompanhadas com febre alta, superior a 38° C, podem ser sintomas de distúrbios mais graves. Sendo assim, os pacientes devem procurar um médico com urgência.

Já o uso do chá de gengibre e cúrcuma não atrapalha a ação dos antibióticos prescritos pelo especialista, mas não devem ser a única saída para o tratamento. A bebida deve ser utilizada como um agente intensificador dos remédios indicados pelo médico.