Chá de goiabeira vermelha – Benefícios dessa bebida

Por Natália Petrin em Frutas

Pertencente à família das Myrtaceae, a goiabeira é muito conhecida por seu fruto, a goiaba, que pode ser vermelha ou branca. Também conhecida como araçá goiaba, goiaba maçã, guaiba, guaiava, entre outros nomes, a planta possui ramos bastante separados, sem precisar de poda. Pode chegar a 6 metros de altura e suas folhas, duras, opostas e resistentes, possuem nervuras em sua face inferior. Suas flores, por sua vez, são brancas e nascem em junções de folhas com galhos, podendo estar isoladas das outras ou em pequenos conjuntos.

O fruto é arredondado e apresenta bastantes sementes. Sua polpa pode ser branca ou vermelha, dependendo da variedade. Este artigo trata daquela com a polpa avermelhada. Os frutos devem ser colhidos maduros, e as folhas para o preparo de chá podem ser colhidas o ano inteiro, mas principalmente na primavera. Deve-se usar folhas novas.

Benefícios e propriedades

A goiabeira possui propriedades adstringente, antibiótica, aperitiva, tônica, digestiva, laxante, estomáquica, emenagoga e cicatrizante. Pode ser usada para o tratamento de afecções da garganta, afta, convalescença, tuberculose, inchaço dos pés, metrorragia, incontinência urinária, hemorragia interna, gastroenterite, fermentações gastrintestinais, escorbuto, enterite, disenteria, distúrbios digestivos, diarreia, vermes, ulceração, tosse, inflamação, gengivite, febre, estomatite, entre outros. A goiabeira é rica em vitamina C e vitamina A, além de conter pectina em grandes quantidades.

Chá de goiabeira vermelha - Benefícios dessa bebida

Foto: Reprodução

Chá

Para preparar o chá, você vai precisar de:

– Seis brotos cortados em pequenos pedaços
– Uma xícara de chá de água

Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Enquanto isso, em uma xícara, coloque os brotos e reserve. Quando a água começar a ferver, desligue o fogo e jogue a água por cima dos brotos, tampando logo em seguida. Deixe a mistura descansar até amornar (temperatura suficiente para conseguir consumir). Em seguida, coe e consuma.

A dose para tratamento de diarreia é de consumir meia xícara de chá várias vezes ao dia, sempre em intervalos curtos até observar melhoras nos sintomas. Em outros casos, consuma entre 2 e 3 xícaras ao dia.

ATENÇÃO: Para crianças, a planta também pode ser usada, mas a quantidade de brotos para cada xícara de chá de água é de 3 ao invés de 6. A dose, para elas, é de uma colher de sobremesa várias vezes ao dia.

Contraindicações

Não foram encontradas contraindicações para o consumo deste chá, no entanto, convém consultar um médico em casos específicos de doenças graves, gestação e lactação.