Chá de grindélia – Benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Plantas

A grindélia, de nome científico Grindelia robusta, é uma planta pertencente à família das Asteraceae. Ela apresenta um caule cilíndrico que mede entre 10 e 20 cm e até 2 mm de diâmetro. Suas folhas são sésseis, quebradiças, oblongas e tem até 5 cm de comprimento e 1,5 de largura em sua base, sendo obtusas no ápice e dentadas nos bordos. A coloração das folhas pode ser em tons entre verde-acinzentado e verde-amarelado.

Conhecida como girassol silvestre ou mal me quer do campo aqui no Brasil, essa planta tem origem americana e um aspecto subarbustivo com tufos entre 50 cm e 90 cm de altura. Revestida por uma resina, a planta possui flores que crescem solitárias e são muito semelhantes aos girassóis.

Benefícios e propriedades

A planta tem sido usada há muitos anos por nativos do México e da Califórnia no tratamento de enfermidades respiratórias, alérgicas e queimaduras de pele. O chá feito com as folhas da planta pode ser usado no tratamento de afecções respiratórias, cólicas, gases, afecções renais e quando usada externamente, age como um anti-inflamatório da pele.

Chá de grindélia - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Entre seus componentes estão taninos, alcaloides, flavonoides e compostos acetilênicos que lhes concedem seus benefícios. A planta possui ainda propriedades antiespasmódica, antitussígena, expectorante, diurética, hipotensa, relaxante cardíaco, sedativo, tônico, demulcente, aromático e diaforético. Dessa forma, seu chá é eficaz no tratamento de afeções respiratórias como asma, tosse e bronquite, artrite, catarro, cistite, congestão de seio facial, eczema, enfisema, febre do feno, feridas, herpes, paralisia, resfriados, sarampo, tuberculose, vaginite e reumatismo.

Como preparar o chá?

Para preparar o chá de grindélia, coloque duas colheres de sopa da erva para cada litro de água. Coloque os dois ingredientes em um recipiente e leve ao fogo. Quando a mistura alcançar fervura, desligue e tampe, deixando a solução descansar abafada por um período de, aproximadamente, dez minutos. Em seguida, coe e consuma. A dose indicada é de duas ou três xícaras distribuídas ao longo do dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

O consumo desse medicamento natural é contraindicado para crianças abaixo de 6 anos de idade. Não existem contra indicações no consumo por parte de gestantes e lactantes, desde que em doses indicadas por um médico. Existem relatos de efeitos colaterais que envolvem a irritação gástrica e diarreia e, além disso, quando consumido em doses maiores do que o recomendado, o chá da planta pode causar intoxicação.