Chá de hibisco – Benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Emagrecimento, Plantas

O chá de hibisco é conhecido por muitas pessoas como uma solução, indicada inclusive por nutricionistas, nutrólogos e endocrinologistas, para o emagrecimento. Com coloração rosada e um sabor bem diferenciado, o chá é feito com a planta Hibisco, que também é conhecida como rosa-da-china, mimo-de-vênus, flor-de-graxa, graxa-de-estudante e goela-de-leão.

O chá é preparado com as flores da planta, e outras partes são utilizadas para preparar geleias e molhos, por exemplo. De nome científico Hibiscus rosa-sinensis, a planta pode ser encontrada em diversas lojas de produtos naturais e conta ainda com muitos outros benefícios.

Hibisco e o emagrecimento

O chá conta com a ação diurética, que ajuda a eliminar a retenção de líquidos e, além disso, é eficaz ainda no combate ao acúmulo de gorduras, principalmente as mais difíceis de eliminar que ficam concentradas na barriga e nos quadris. Isso se deve ao fato de que o chá age na redução da adipogênese – processo em que células pré-adipócitas convertem-se em adipócitos maduros fazendo com que seja acumulada a gordura no corpo.

Chá de hibisco - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Outros benefícios e propriedades

O chá de hibisco, além de auxiliar no emagrecimento, possui propriedades: anti-hipertensiva, sendo eficaz no controle da pressão arterial; gastroprotetora; vasodilatadoras; diurética; anti-inflamatória; laxante; analgésica; expectorante; digestiva; calmante e anticaspa.

A planta ajuda ainda no combate às doenças do coração, aumenta os níveis de colesterol bom, diminui os níveis de colesterol ruim, além de reduzir também os triglicerídeos. O chá é rico em proteínas, carboidratos, fibras, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, vitamina C, vitamina B1 e B2, vitamina A, Ácido fólico e cálcio.

Devido à esses componentes, o chá é eficaz ainda na manutenção da saúde da pele, dos ossos e dos cabelos (inclusive a queda), além de auxiliar o metabolismo do oxigênio e da glicose. O chá age ainda como um antioxidante, ajudando no combate do envelhecimento precoce da pele e da formação de células cancerígenas. Ele também auxilia o cérebro a manter suas funções em harmonia, entre muitos outros.

Como preparar o chá?

Preparado com o cálice do botão seco da flor, o chá de hibisco pode ser preparado com 200 ml de água e entre 4 e 6 gamas – aproximadamente uma colher de chá – das flores secas de hibisco. Em um recipiente, coloque a água e ferva. Adicione o hibisco, desligue o fogo e tampe, deixando em infusão abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe e consuma morno, frio ou até mesmo gelado.

Contraindicações e precauções

O chá de hibisco, apesar de trazer muitos benefícios, não deve ser consumido em excesso, uma vez que, devido à sua ação diurética, pode acabar eliminando nutrientes essenciais para a saúde. O consumo é contraindicado para gestantes e lactantes, pois o chá pode oferecer riscos na estruturação dos genes do bebê. É contraindicado ainda para pacientes com pressão baixa, pois por atuar na redução da pressão arterial, pode causar tonturas, fraqueza e sonolência.