Chá de hibisco: confira 7 motivos importantes para consumir esta bebida

Por Katharyne Bezerra em Plantas, Saúde

Muito utilizado na cultura e medicina oriental, o chá de hibisco é um aliado da saúde humana. Conhecida como um agente emagrecedor, a bebida afina a cintura e evita o inchaço corporal. Além disso, atua na regulamentação de insulina e colesterol no sangue. Para conseguir esses e outros benefícios disponíveis por este chá é simples e fácil. Basta comprar o hibisco, que pode ser encontrado em lojas especializadas em produtos naturais ou até mesmo nas feiras livres. Em seguida, preparar o chá e seguir as orientações sobre cada benefício e a dosagem correta para alcançar os benefícios.

7 motivos para consumir chá de hibisco

1. Age como antioxidante

Rico em flavonoides, o chá de hibisco é um potente antioxidante e atua como protetor do corpo e de suas moléculas. Não só ele, mas todos os alimentos que possuem como propriedade a ação antioxidante lutam contra os radicais livres. Estas substâncias degradam as células e causam prejuízos à saúde humana e também para a beleza. Desta forma, a bebida feita com hibisco reverte essas situações.

2. Potente antisséptico

Melhora a aparência da pele, pois elimina os microrganismos presentes tanto na epiderme quanto nas mucosas. Também desinfecta ferimentos, impossibilitando a atuação de germes e bactérias. Além disso, protege o organismo de doenças como cândida e infecção urinária do tipo cistite, tendo em vista que ele tem um efeito antibacteriano e antifúngico.

3. Impede a constipação

Muitas pessoas sofrem com a prisão de ventre, mas isso pode ser revertido com a ação das substâncias e compostos fitoterápicos presentes neste chá. Assim, auxiliam o trânsito intestinal, facilitam os processos digestivos e, desta forma, consegue melhorar as funções de todos os órgãos que fazem parte do sistema digestivo.

4. Diminui a compulsão por doces

Por si só, o chá de hibisco já se mostra um protetor natural do corpo e do organismo humano. Mas, se preparado com outros elementos a bebida fica ainda mai potente e tende a aumentar suas propriedades e possibilidades de atuação na saúde. Por exemplo, quando é colocado junto com canela, que possui ação termogênica, o chá tem a capacidade de reduzir a vontade compulsiva por doces.

Chá de hibisco: confira 7 motivos importantes para consumir esta bebida

Foto: Reprodução/ internet

5. Ação diurética

A retenção de líquido pelo corpo pode ter a aparência de acúmulo de gordura, e isso pode incomodar muita gente. Esse efeito surge com mais intensidade no período menstrual, mas pode ser combatido com o uso do chá feito à base de hibisco. Por essa ação, ele é considerado um protetor renal e hepático natural.

6. Controla os níveis de insulina

Quem é diabético sabe o quanto a insulina pode se tornar um problema para a saúde do corpo. Como o chá de hibisco é considerado como adstringente, ele tem o poder de modular as taxas de insulina no sangue. Em outras palavras, pode-se dizer que ele evita o acúmulo e os picos de gordura do corpo, por essa razão também é considerado emagrecedor.

7. Reduz os níveis de colesterol ruim

No organismo existem dois tipos de colesterol, as lipoproteínas de alta densidade (HDL) e as lipoproteínas de baixa densidade (LDL). Este último é considerado ruim para o corpo e por isso deve está sempre em quantidades baixas. É assim que ele se comporta quando o paciente consome o chá de hibisco. Desta forma, a bebida também é responsável por evitar o surgimento de doenças como a hipertensão.