Chá de hortelã atua como um benéfico calmante

Por Robson Merieverton em Plantas

A julgar pelo sabor refrescante da hortelã, não fica difícil saber por que ela ocupa um dos primeiros lugares na preferência dos consumidores de chás.

Em meio a tantos os benefícios para a saúde que a erva pode trazer, ela também é vista como um poderoso calmante, com propriedades tranquilizantes que diminui os sintomas de estresse, ansiedade e agitação.

Benefícios da hortelã

cha-de-hortela-atua-como-um-benefico-calmante

Foto: depositphotos

O uso da hortelã é bastante comum na culinária e na composição de gomas de mascar, remédios e até produtos de limpeza.

Além disso, a erva é conhecida por suas propriedades medicinais, que se aproveitadas de maneira correta, contribui para combater diversos males.

A planta é rica em vitaminas A e C, ferro, cálcio, propriedades antioxidantes, ajuda a conservar o colágeno da pele e cabelo e é uma estimulante do sistema digestivo.

Seu chá é utilizado no tratamento de tosses e resfriados, cólicas, problemas de estômago e diarreias.

A hortelã também é afrodisíaca e também auxilia quem deseja perder aqueles quilinhos extras. Seu uso traz uma melhora significativa para o hálito.

Efeito tranquilizante

O gosto e o cheiro de hortelã são conhecidos por trazer relaxamento e aliviar o estresse. Consumir o chá de hortelã pode ajudar as pessoas a dormirem mais facilmente, pois essa propriedade está ligada a melhoria do sistema imunológico.

É importante lembrar que, qualquer tipo de tratamento, seja ele através do uso de medicamentos ou até mesmo natural, deve ser receitado pelo médico. Pois, dependendo do caso em questão, pode trazer sérias consequências para a saúde.

Precauções

Alguns pacientes devem prestar atenção quanto ao uso do chá de hortelã, já que ele pode trazer alguns efeitos prejudiciais para a saúde.

Consumir o chá de hortelã durante a gravidez pode fazer com que o útero relaxe, o que pode aumentar o risco de aborto; casado com outros tipos de medicamento, o chá de hortelã pode trazer efeitos colaterais.

Se você tem alergia a mentol, evite beber chá de hortelã, pois ele também pode ser prejudicial para a saúde. Cólicas, diarreia, sonolência, dores musculares, diminuição da frequência cardíaca e tremores, essas são as consequências para o consumo excessivo do chá de hortelã. Por isso, fique atento!

Preparando o chá de hortelã para acalmar

Depois de aprender todos os benefícios e cuidados que se deve ter quanto ao consumo do chá de hortelã, chegou a hora de aprender como fazê-lo.

Ingredientes

  • 1 punhado de folhas de hortelã;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, coloque a água para ferver. Coloque as folhas em um recipiente e cubra-as com a água fervente. Tape e deixe em efusão por cerca de cinco minutos. Depois, basta coar e beber.