Chá de jaborandi contra queda de cabelos

Por Stefanie Mouret em Beleza

Seja por doenças hormonais ou excesso de químicas e processos fortes nos fios, muitas pessoas em geral – inclusive muitas mulheres – sofrem com a queda excessiva de cabelos. Em alguns casos, mesmo com o consumo de poli vitamínicos, hidratações capilares e tratamentos diversos, a queda continua constante e assustadora. No entanto, as avós já diziam que o chá de jaborandi faz milagres pela saúde, inclusive pelos fios.

Chá de jaborandi contra queda de cabelos

Foto: Reprodução

Sobre o jaborandi

Com o nome científico de Pilocarpus jaborandi, o jaborandi é uma planta originária da Amazônia. Desde sua aparição, os índios já exploravam suas propriedades medicinais: a utilizavam como antídoto para diversos venenos, além de tratar com jaborandi úlceras de boca. Muitos anos se passaram, e com tanto burburinho em torno da planta e do que ela realmente pode fazer, foram realizados diversos estudos sobre o jaborandi, que hoje é utilizado como chá, além de complementar produtos para pele e cabelos.

Propriedades

As principais propriedades medicinais contidas no jaborandi são:

  • Para os cabelos, a planta é antiqueda;
  • Anti-inflamatória;
  • Antirreumática.
  • Diaforética;
  • Depressora cardíaca;
  • Estimulante do crescimento dos fios capilares;
  • Emoliente;
  • Expectorante;
  • Febrífuga;
  • Hipoglicêmica;
  • Laxativa.

Como age nos cabelos?

A planta jaborandi é grandemente rica em uma substância chamada pilocarpina, a qual é responsável por estimular o crescimento dos fios e evitar sua queda. Muitos a utilizam diretamente nos fios, mas o tratamento com seu chá também é eficiente para propiciar os mesmos efeitos e agir sobre o couro cabeludo.

No entanto, antes de iniciar o tratamento, lembre-se de consultar um dermatologista. Talvez o problema de seus fios esteja justamente em alguma atitude sua, como excesso de calor de secadores e chapinhas, dormir com os fios molhados ou prendê-lo nessas condições, entre outros. Independente do caso, o jaborandi será útil para fortalecer, estimular e reparar seus fios, sempre com o acompanhamento médico devido.

Contraindicações

O consumo da planta jaborandi é contraindicado para mulheres gestantes, lactantes e indivíduos com alterações cardíacas. Caso tenha dúvidas ou se sinta insegura sobre o uso, busque orientação médica.

Como preparar?

Em farmácias ou lojas de produtos naturais, você encontrará disponíveis saquinhos contendo folhas secas trituradas da planta, pronta para o preparo de seu chá. Basta levar ao fogo 3 colheres de sopa contendo as folhas, para cada litro de água. Deixe ferver por 10 minutos, então desligue o fogo e abafe o recipiente. Quando a temperatura estiver morna, coe e beba o chá, entre 2 e 3 vezes ao dia.