Chá de janaúba – Benefícios e propriedades

Posted on

A Janaúba é uma planta medicinal da família Appcynacea, seu nome científico é Himathantus drasticus. É uma planta nativa do Brasil e pode ser encontrada especificamente no estado da Bahia. Ela é conhecida pelos nomes populares de janaguba, tiborna, jasmim-manga, pau santo e raivosa. Suas folhas são da cor verde e elas têm como características serem largas. Suas propriedades medicinais ajudam a curar furúnculos e possui ações cicatrizantes.

Janaúba

Foto: Reprodução

Pode ser encontrada facilmente em supermercados, lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Propriedades

Essa erva medicinal estimula o sistema digestivo, é anti-inflamatória, analgésica, vermífuga, e estimula o sistema imunológico e digestivo.

Benefícios

A janaúba é uma planta que tem como principal beneficio combater os germes, por isso ela é uma aliada poderosa contra os furúnculos, vermes intestinais e herpes. Também ajuda no combate a úlcera gástrica, gastrite e luxações. Apesar de não estar cientificamente comprovado, há boatos de que essa planta serve para o tratamento de AIDS e câncer de pulmão.

É uma planta indicada também para quem sofre de muitos casos de febre, ela ajuda a abaixar e fortalece o sistema imunológico. Quem sofre com a famosa prisão de ventre pode certamente contar com essa planta para soltar o intestino. Tomando algumas gotas por dia é o ideal para seu organismo funcionar de forma saudável.

Quando ralamos a pele de forma muito agressiva é normal que demore a cicatrizar e a chance de ficarem marcas é grande. O leite de janaúba tem propriedades cicatrizantes ideais para situações como essa, se a pele apresentar um pouco inflamada, também não tem problema, ela traz consigo benefícios anti-inflamatórios e ajuda a limpar a pele.

Contraindicações

Não foram encontrados indícios de contra indicações. Porém é importante ressaltar que não devem ser tomadas mais de 36 gotas por dia, porque corre o risco de prejudicar os rins. Antes de começar a tomar por conta própria um médico deverá ser consultado.

Como fazer leite de janaúba

Diferentemente das outras plantas, não é possível fazer chá com a janaúba, a parte utilizada é o látex extraído do tronco. Essa substância diluída em água resulta em leite. Pode ser usado via oral ou com compressas.

Dilua o látex obtido em água. Então use 18 gotas de leite para um litro de água fria. Para quem está em tratamento, recomenda-se tomar duas colheres de sopa após as refeições diárias.

Escrito por Gihan Hodroj