Chá de Japecanga, benefícios, propriedades e a medicina alternativa

Por Natália Petrin em Plantas

Em concorrência com os tratamentos realizados com remédios quimicamente desenvolvidos, existe a medicina alternativa. Esta faz uso de plantas para tratamento de doenças e sintomas. Entre elas, existe a Japecanga, conhecida pelo seu grande valor terapêutico, que é uma planta da família Liliacea, uma trepadeira típica de locais úmidos como as margens de rios espalhadas por todo o Brasil. A planta tem recebido destaque na medicina popular e possui a raiz longa, de cor acinzentada ou avermelhada por fora, e branca ou avermelhada por dentro. Seu caule tem pequenos espinhos, suas folhas são ovais, suas flores pequenas e seus frutos aparecem em pequenos cachos.  É uma raiz com propriedade depurativa e diurética, e seu chá tem um sabor peculiar, puxado para o amargo.

Japecanga

Foto: Reprodução

Quais são os usos da raiz de Japecanga?

A raiz é de uso medicinal, e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. É usada como anti-inflamatório eficaz na eliminação de bactérias e na diminuição do tempo de cicatrização de acnes. Sua ação diurética é excelente para acabar com retenção de líquidos, auxiliando no processo de emagrecimento, além de agir como um ótimo depurativo, eliminando toxinas prejudiciais ao organismo. É indicada também para tratamento de afecções cutâneas, boubas, dores de estômago que ocorrem por causa de gastrites ou úlceras, eczema, escrófula, herpes, sífilis – que é uma doença sexualmente transmissível causada por bactérias -, reumatismo e dermatites, além de inflamações na pele ocasionadas por processos alérgicos diversos.

Compressas

Agindo como anti-inflamatório e cicatrizante natural, a Japecanga pode ser usada em forma de compressa para acnes. Para isso, ferva 300 ml de água com cinco colheres de sopa da raiz da planta seca por quinze minutos. Abafe durante dez minutos e em seguida coe. Mergulhe gases neste chá e aplique na pele, deixando agir por cinco minutos.

Chá de Japecanga

O chá pode ser usado como tratamento para doenças de origem inflamatória, gastrites, reumatismos e todas as doenças citadas, além de diurético, eliminando a retenção de líquidos. Para as doenças de pele, o ideal é a compressa. Para fazer o chá, ferva um copo de água com 2g da planta. Abafe, deixe esfriar, coe e em seguida tome.

Escrito por Natália Petrin