Chá de Java – Para que serve?

Por Gabriely Araujo em Plantas

A java, também conhecida pelo nome de bariflora, é uma planta de tipo arbustiva que chega até 1,20 metros de altura. Tem sua origem na Ásia, contudo está presente em grande parte do mundo e, na América do Sul, pode ser encontrada em regiões de clima tropical. Esta é uma planta medicinal, com diversas propriedades e que ajuda na caminhada para o emagrecimento, por ser diurética e contribuir na eliminação dos líquidos retidos pelo corpo.

Chá de Java

Foto: Reprodução/Chá & Cia

Propriedades do chá de java

Suas propriedades são muitas, esta planta ajuda no combate a doenças como reumatismo, hipertensão, gota, infecções urinárias, doenças do coração, problemas de hepatite, litíase renal e colesterol alto. Além de ser usada como antisséptico e depurativo, podendo ser aplicada sobre machucados, por exemplo para evitar o risco de infecções. Ela também ajuda no emagrecimento, como já citado acima, porém vale lembrar que para que o seu efeito emagrecedor seja notado, não vale apenas consumir a planta como remédio, é preciso uma alimentação balanceada e uma prática mínima de exercícios físicos.

O chá de java pode ser encontrado em farmácias e principalmente em lojas de produtos naturais, e, embora o uso do chá seja mais comum, a planta também pode ser comprada no formato de cápsulas nos mesmos locais.

Como preparar o chá?

O preparo do chá é bem simples! É preciso a quantidade de 1 colher de sopa da erva para cada meio litro de água. Misture bem e leve o líquido ao fogo e espere até que alcance a fervura. Após este tempo abafe o chá e deixe descansar por cerca de 10 minutos.

É indicado o consumo de 3 xícaras diárias do mesmo, sempre antes das principais refeições.

Contraindicações

Se usado de forma tranquila, isto é, sem exagero, o chá não apresenta contraindicações. Contudo, apesar de se tratar de um produto natural, fica claramente recomendada a consulta a um médico ou especialista em produtos naturais antes de seu consumo. Pois, mesmo sendo uma planta medicinal é importante saber que cada organismo reage de uma maneira diferente a todos os tipos de tratamento. Então nada de começar um tratamento sem indicação ou consulta médica.