Chá de laranja para enxaqueca

Por Michelle Nogueira em Doenças

A enxaqueca é um tipo de distúrbio neuro vascular crônico que, geralmente, ocorre em pessoas que são predispostas geneticamente, ou seja, que possuem histórico de familiares que sofrem do mesmo mal. No entanto, outros fatores podem desencadear as crises dessa cefaleia, como o estresse prolongado, jejum, insônia, consumo excessivo de café e bebidas alcoólicas, alterações hormonais, fumo, chocolate, açúcar, embutidos, queijos fortes e até mesmo o cheiro de alguns perfumes.

Atinge mais mulheres do que homens e o período que costuma se manifestar com mais frequência é durante a adolescência ou na juventude. No entanto, pode ocorrer em qualquer idade. Os sintomas desse tipo de dor de cabeça estão associados a uma dor latejante e pulsátil, normalmente apenas de um lado da cabeça. Essa dor vem acompanhada de náuseas ou vômitos, hipersensibilidade à luz, aos sons e a certos odores. Esses sintomas se mantêm de quatro a 72 horas e pioram com o movimento.

O tratamento é feito com analgésicos, tomados assim que os primeiros sintomas surgem. Alguns pacientes não respondem bem ao tratamento com analgésicos comuns, e, portanto, fazem uso de triptanos, que são medicamentos com um tipo mais específico de ação. Deve-se ter cuidado, pois o uso repetitivo e abusivo dessas drogas pode causar um efeito rebote, aonde os sintomas vão se agravando e o paciente vai aumentando as doses. É extremamente prejudicial à saúde. Para evitar esses problemas, existem os tratamentos naturais.

Sintomas da enxaqueca estão associados a uma dor latejante e pulsátil

Foto: Reprodução/ internet

Chá de laranja

A laranja é muito eficaz para fortalecer o sistema imunológico, uma vez que é riquíssima em vitamina C. O uso dessa fruta pode evitar as crises de enxaqueca. O chá pode ser feito de duas formas. No primeiro, lave bem duas laranjas, descasque, coloque as cascas para ferver durante cinco minutos, e enquanto isso esprema o suco das laranjas. Depois disso, misture o suco com o chá das cascas, coe, adicione mel a gosto e beba ainda morno, várias vezes durante o dia.

Chá da casca de laranja com cravos-da-índia

Esse chá é poderosíssimo contra a enxaqueca, colesterol alto e ainda é anti-inflamatório e antioxidante. Lave bem as cascas de uma laranja, e as coloque para secar num ambiente livre de umidade por cerca de 24 a 48 horas. Depois, quando estas cascas estiverem secas, ferva-as em um litro de água com 10 cravos-da-índia durante cinco minutos. Coe, e beba o chá durante o dia. Se preferir, pode adoçar com mel.

Estilo de vida

Além dos tratamentos para aliviar os sintomas é importante evitar que eles surjam. Para esquivar-se deles, procure ter um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação sadia, a mente relaxada e um sono regular. Pratique exercícios físicos e procure o equilíbrio, assim, as crises diminuirão bastante.