Chá de levístico – Benefícios e propriedades

Por Lia Vieira em Plantas

Antigamente o chá de levístico era chamado em francês de luveshe ou em inglês de loveache, que significa “dor do amor”. Já o seu nome científico é Levisticum officinale. No Brasil o chá de levístico, é conhecido também como levítico, erva-maggi ou folhas de ligústica. Sua planta pertence à família das Apiaceae.

Características da planta

A planta levístico cresce até aproximadamente dois metros de altura e suas folhas possuem o formato de pequenos triângulos. As flores desta planta desabrocham no verão tendo uma tonalidade de cor que varia entre verde e amarelo. Sua folhagem possui cheiro característico, lembrando uma mistura do aroma do aipo, porém, é ainda mais forte, com toques sutis que lembram cheiro de limão. O caule do levístico é oco e suas sementes também possuem um forte sabor, apresentando uma vaga semelhança com o do cravo.

Chá de levístico - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Partes utilizadas

Para a realização do chá de levístico de forma medicinal, utiliza-se da planta a raiz, as folhas e as sementes. Já dentro da culinária utilizamos o caule, a raiz, as folhas e sementes. Dentro da gastronomia a planta pode ser utilizada com as folhas frescas ou desidratadas. Uma ótima dica para preservar suas propriedades e usar posteriormente é congelando as folhas frescas da planta.

Principais benefícios e propriedades

  • Estimula a produção de suor no organismo;
  • Ajuda e prevenir desconforto no sistema digestivo, diminuindo sintomas, como por exemplo, os gases;
  • Possui efeito expectorante, ideal para ser utilizado durante uma forte gripe ou resfriado;
  • Proporciona alívio nas cólicas durante a menstruação, pois possui efeito anestésico;
  • Possui propriedades cicatrizantes, isto é, potencializa o efeito de anticoagulantes.

Contraindicações ao chá de levístico

O chá de levístico é contraindicado às pessoas com inflamação renal e também durante a gravidez. A utilização da bebida em contato direto com a pele também pode proporcionar irritação na pele.

Chá de levístico – Como fazer?

Coloque uma xícara de água para ferver acompanhada de uma colher de chá de raiz seca de levístico. Após a fervura, coe e sirva à mesa. O chá de levístico deve ser consumido no mesmo dia, no máximo duas xícaras por pessoa.

Chá de levístico com outros sabores

Para fazer um chá de levístico com outros sabores adicione uma colher de chá de sementes de roseira-silvestre durante o processo de fervura. Coe e sirva à mesa.

O chá também pode ser combinado com cravo e canela e caso queira utilizar a planta de levístico por completo, certifique-se de cozê-la um pouco.