Chá de limão – Benefícios e propriedades

Por Débora Silva em Frutas

O limão é uma fruta cítrica bastante popular e utilizada de diversas maneiras e, desde a Antiguidade, os egípcios já sabiam de suas propriedades benéficas na manutenção de uma boa saúde. Esta fruta contém flavonoides, magnésio, vitamina C, pectina e limoneno, componentes que, juntos, combatem infecções. Uma das formas de usufruir dos benefícios proporcionados pelo limão é preparar um chá com a fruta cítrica. O chá de limão é bem conhecido e apreciado por muitas pessoas que costumam bebê-lo após as refeições, para esquentar o corpo nos dias mais frios ou quando percebem que a gripe está chegando.

As propriedades e os benefícios do chá de limão

Desintoxicação do organismo

Devido aos antioxidantes que possui em sua composição, o limão desintoxica e depura o corpo, eliminando as toxinas e resíduos. Com isso, ajuda a evitar o aparecimento de doenças e o envelhecimento precoce.

Propriedades benéficas

O chá de limão tem propriedades antibacteriana, antiviral e antimicrobiana.

Fortalecimento do sistema imunológico

Rico em vitamina C, o limão fortalece o sistema imunológico, agindo diretamente nas células de defesa do corpo e combatendo o vírus que provoca a gripe.

Digestivo

O chá de limão exerce efeito relaxante no estômago, sendo um excelente digestivo.

Antisséptico

Devido às suas propriedades antibacterianas e antivirais, esta fruta cítrica também age como um eficaz antisséptico.

Reduz dores

Ajuda a reduzir a dor de garganta.

Como preparar o chá de limão?

Chá de limão - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Para aproveitar todos os benefícios proporcionados pelo chá de limão, é preciso saber prepará-lo corretamente. Confira a receita a seguir:

Ingredientes:

– 1 litro de água;
– 2 limões;
– Mel, sucralose ou stévia para adoçar.

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque 1 litro de água para ferver. Acresce a casca dos 2 limões e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos. Após este período, desligue o fogo e acrescente o suco dos 2 limões. De acordo com a preferência pessoal, adoce o chá com mel, sucralose ou stévia.

Este chá pode ser ingerido quente ou frio após cada refeição. No café da manhã, o indicado é tomá-lo em jejum.