Chá de limão bravo – Benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Plantas

De nome científico Siparuna apiosyce (Mart.) A. DC, a planta conhecida como limão bravo é uma espécie vegetal aromática pertencente à família das Monimiaceae Jussieu que pode ser encontrada no sudeste brasileiro. Também conhecido como limoeiro bravo, limoeiro do mato, cidreira do mato, cidrilha silvestre e negra mina, o limão bravo possui folhas opostas formando cruzes nos ramos, possuindo ainda um limpo amplo, lanceolado-oblongo, agudo ou ainda estreitamente acuminado, com base arredondada e raramente bastante atenuada.

Com cheiro agradável e aromático semelhante ao do limão e da erva cidreira combinados, as folhas de limão bravo possuem um sabor aromático e levemente amargo. A parte utilizada para o preparo dos chás é a folha, que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.

Uso medicinal

O medicamento feito com as folhas da planta conhecida popularmente como limão bravo, e possui propriedades estomacal e sedativa, sendo indicada para tratamento de problemas gástricos e respiratórios como bronquite, dispepsia, embaraço gástrico, gases, laringite, tosse seca, cólicas menstruais, atonia digestiva, entre outros.

Chá de limão bravo - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Como preparar?

Para preparar o medicamento natural feito com as folhas de limão bravo, você vai precisar de:

– 2 colheres de sopa da erva limão bravo
– ½ litro de água

Em um recipiente, coloque meio litro de água e as colheres de sopa da erva e leve ao fogo. Quando a mistura alcançar o ponto de fervura, desligue e tampe, de forma a deixar a mistura descansar abafada por um período de cerca de dez minutos. Passado esse período, basta coar e consumir quente ou gelada, mas sempre sem adoçar.

A dose indicada é de duas a três xícaras por dia, espaçadas no decorrer deste.

Contraindicações e precauções

Não foram encontradas contraindicações nem alertas e precauções envolvendo o consumo do chá de limão bravo. Frisamos, no entanto, a importância de entrar em contato com um médico profissional antes de consumir qualquer medicamento, seja este natural ou industrializado.