Chá de limão com mel e alho – Benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Frutas, Outros

Com a mudança do clima e da temperatura, é normal encontrarmos quadros de gripes e resfriados. Há quem diga que apenas cama e descanso podem resolver, mas existem coisas que podem ajudar no processo de recuperação. Conheça o chá de limão com alho e mel e seus benefícios.

Chá de limão com alho - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades

Ideal para os dois primeiros dias de gripe, o chá de alho, mel e limão auxilia no processo de recuperação. O Alho é essencial na receita, pois melhora a circulação e aumenta a resistência, sendo excelente para gripes, resfriados e também quaisquer problemas no sistema imunológico. Suas propriedades envolvem a ação anticoagulante, antioxidante, antibiótica e energética.

O limão combate as infecções, além de ser rico em vitamina C, prevenir o diabetes e controlar a pressão alta. É composto de vitaminas A, B1, B2, B3, C, potássio, fósforo, manganês, ferro, ácidos orgânicos e flavonoides. Seus benefícios envolvem ainda a ação como antioxidante, a prevenção na formação de tumores, a desintoxicação e a redução da acidez no organismo. Já o mel, usado para adoçar a receita, fortalece o sistema imunológico, além de reduzir a ansiedade e regular o intestino. É ainda um poderoso antisséptico, cicatrizante, diurético, antioxidante, digestivo, expectorante, sedativo, vermífugo e vasodilatador.

Unidos, os três elementos trazem muitos benefícios à saúde em geral e no combate à gripe. Suas vitaminas auxiliam na proteção da visão, no aumento do metabolismo, no fornecimento de energia, além de melhorar o funcionamento do sistema nervoso, fortalecer os ossos, combater o colesterol, a anemia e facilitar a absorção da vitamina C pelo organismo.

Como preparar o chá?

Para preparar o chá, você irá precisar de um limão, dois dentes de alho, dois copos de água e duas colheres de mel para adoçar. Coloque a água em um recipiente, e leve ao fogo. Pique os dentes de alho e corte o limão em quatro partes. Quando a água alcançar fervura, adicione o suco do limão e o alho e deixe ferver por cinco minutos. Em seguida, adoce com o mel e tampe, deixando descansar por aproximadamente cinco minutos. Coe o alho e retire os pedaços de limão. Tome logo em seguida, o chá deve ser consumido ainda quente.

Precauções

O uso do mel deve ser evitado por pacientes com diabetes e acima do peso, uma vez que é um alimento bastante calórico e possui alto nível de glicose. Além disso, o mel também não é recomendado para crianças recém-nascidas até um ano de idade, uma vez que pode causar alergias.