Chá de linhaça – Tipos e benefícios

Por Priscila Melo em Uncategorized

Há alguns estudos que afirmam que a linhaça era usada em tempos muito antigos. Os egípcios utilizavam a linhaça para mumificações e também no tratamento de feridas.

Hoje em dia, já foi comprovado que a linhaça pode ainda evitar que alguns tipos de tumores se espalhem e tomem conta do organismo. Além disso, a linhaça possui diversos benefícios, continue lendo e descubra quais são.

Os tipos de linhaça

Você sabia que existem dois tipos de linhaça? A linhaça marrom e a linhaça dourada. Essa primeira possui uma semente de cor escura, um marrom avermelhado, e é a mais cultivada e conhecida.

Já o segundo tipo, a linhaça dourada, possui uma cor mais clara, que fica em um tom amarelo ou dourado. A linhaça dourada se adapta melhor aos climas frios e a sua casca é um pouco menos resistente que a da linhaça marrom, da mesma forma que o seu sabor também é mais suave.

Chá de linhaça - Tipos e benefícios

Foto: Reprodução

Os benefícios da linhaça

A linhaça possui diversos benefícios, entre eles podemos afirmar que ela pode ser: rejuvenescedora; ajuda na perda de peso, auxilia no combate à anemia, ao câncer (de mama, próstata, cólon e pulmão), à acne, no equilíbrio hormonal, principalmente nos causados pela TPM e pela menopausa, na diminuição do risco de aterosclerose, na redução do colesterol e no controle da glicemia.

A linhaça também auxilia no bom funcionamento do sistema digestivo, nervoso, imunológico, intestinal, cardiovascular, em doenças inflamatórias e combate à obesidade. É indicada para problemas como a prisão de ventre, gengivite, eczema e psoríase, além de ser indicada para tratamentos de pressão, fazendo diminuir a tensão nervosa e provocando a sensação de calma.

O chá de linhaça é usado, principalmente para casos onde há inflamação da gengiva e/ou garganta. A linhaça é um alimento complementar que traz muitos benefícios para a saúde e é considerada um indicativo de vitalidade e energia. As pessoas que consomem linhaça aumentam de forma considerável o coeficiente metabólico e a eficácia da produção de energia das células.

Receita de chá de linhaça

Para fazer o chá de linhaça você vai precisar de:

– 4 colheres de sopa de sementes de linhaça
– 500 ml de água

Coloque os 500 ml de água em uma panela e leve ao fogo, quando a água chegar a quase alcançar o ponto de fervura, desligue o fogo e acrescente as sementes de linhaça. Em seguida, abafe com a tampa da panela e deixe descansando por aproximadamente 10 minutos. Após isso, coe o chá e tome duas ou três xícaras ao dia. Se desejar, acrescente uma colher de sopa de outras ervas.