Chá de manjerona – Benefícios e propriedades

Por Helena Silva em Plantas

Uma das plantas medicinais atuantes é a manjerona. Tendo como nome científico Origanum majorana L, esta planta é nativa da Europa, mas atualmente pode ser encontrada em praticamente qualquer parte do mundo. Tem características rasteiras, folhas ovais e pequenas, podendo a planta atingir até 50 cm de altura e possuindo aroma extremamente agradável, vindo até ser confundido com um caro perfume francês.  Fazendo parte da família das Libiadas, esta planta também pode ser conhecida popularmente como manjerona-verdadeira, majerona-inglesa, flor-de-himeneu, majerona-hortensis ou amáraco. Muitas vezes é confundida com o orégano devido à sua semelhança estrutural.

Chá de manjerona - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

O significado de “origanum”, presente em seu nome científico, significa felicidade nas montanhas. Assim, na antiguidade, a manjerosa já foi considerada símbolo da felicidade para os gregos, que a plantavam nas portas de suas casas para trazer este tipo de sensação às suas famílias. Ainda falando do povo grego, eles utilizavam esta erva para tecer coroas para recém-casados, fazendo com que a felicidade também fizesse parte da vida conjugal deles.

Em sua composição química, constam diversos óleos essenciais como beta-pineno, p-cimeno, terpineno, linalol, terpineol, taninos e mucilagem. Devido a presença de todos esses princípios ativos, suas propriedades possuem ação anti-espasmódica, expectorante, estimulante, digestiva, revigorante, afrodisíaca, aromática, antioxidante, antisséptica e analgésica.

Esta erva não possui nenhum tipo de contraindicação ou efeito colateral comprovado.

Indicações e benefícios da manjerona

– Funciona muito bem em relação à problemas intestinais e ou estomacais como diarreia, flatulências, má digestão e falta de apetite.

– Age em casos de problemas respiratórios como asma, bronquite, resfriados, gripes e tosses acompanhadas de catarro.

– Tratando-se de dores, auxilia no combate à dor reumática, cólica menstrual, cólica intestinal, reumatismo e contusão.

– Em outros aspectos, funciona em casos de herpes genital, apatia e falta de libido.

Chá de manjerona

Receita

Baseie-se na quantidade de duas colheres de sopa de manjerona para um litro de água.

Leve a água ao fogo e espere alcançar fervura. Quando este ponto chegar, desligue o fogo. Abafe a mistura deixando-a bem tampada e aguarde cerca de dez minutos.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.  Ingira de duas a três xícaras ao dia para melhor efeito.

Pode-se também ingerir a manjerona batida no liquidificador ou no processador de alimentos como condimento.