Escrito por em 14/02/2015

O marroio, de nome científico Marrubium vulgare, é uma planta medicinal também conhecida como hortelã-do-maranhão, hortelã-da-folha-grossa ou marroio branco, pertencente à família das Labiadas. Trata-se de uma planta perene, vivaz, aromática e lenhosa que pode chegar a atingir até 60 centímetros de altura.

Originário da Europa e da Ásia, atualmente o marroio também pode ser encontrado nas Américas do Norte e do Sul, crescendo em terrenos secos e com muita exposição solar. O nome científico desta planta é derivado da palavra judia “marrob”, que significa “amargo”. O marroio é tradicionalmente utilizado na medicina caseira, além de ser usado como condimento em doces, licores e pastilhas para a tosse.

Chá de marroio - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

As propriedades do marroio

  • Ação antipirética;
  • Expectorante;
  • Diurética;
  • Estimulante cardíaca;
  • Digestiva;
  • Colerética (aumenta a secreção biliar);
  • Antisséptico;
  • Fluidificante;
  • Calmante da tosse;
  • Tônico para o estômago.

Os benefícios e as indicações de uso

Devido às suas propriedades, o marroio é uma planta bastante utilizada para tratar problemas respiratórios, como a tosse ou catarro. Além disso, esta planta também pode ser usada para auxiliar no tratamento de casos de gripe, dispepsia, problemas de digestão, perda do apetite, flatulência, febre, inchaços, problemas hepatobiliares e espasmos.

Os antigos egípcios e diferentes culturas já utilizavam amplamente o marroio branco para tratar várias doenças respiratórias. Esta planta medicinal também é recomendada por alguns especialistas em fitoterapia para o tratamento de problemas no fígado.

Como utilizar o marroio?

Para aproveitar os benefícios proporcionados pela planta, basta preparar um chá em que todas as suas partes podem ser utilizadas.

Chá de marroio

Ingredientes:

– 1 colher de sobremesa das folhas e flores secas do marroio;
– 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Coloque uma colher de sobremesa das folhas e flores secas da planta em 1 xícara de água fervente e deixe repousando por 10 minutos. Após este período, coe. A indicação de consumo é de 3 xícaras da infusão de marroio ao dia.

Efeitos colaterais e contraindicações

Embora não tenham sido encontrados efeitos colaterais para o uso do marroio, lembre-se que todo tratamento, inclusive com medicamentos naturais, deve ser realizado sob orientação de especialistas. O  uso do marroio é contraindicado para mulheres grávidas, em fase de lactação ou para crianças pequenas.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.