O chá de melissa e seus benefícios relaxantes

Por Stefanie Mouret em Plantas

Já por centenas de anos, os chás são vistos como opções naturais não apenas para consumir algo saboroso, mas também para curar diversos males sem precisar tomar coquetéis de medicações por dia. O chá pode prevenir um problema ou até mesmo curá-lo caso ele já exista, e isto faz muitas pessoas diariamente não abrirem mão de prepará-los e consumi-los. Alguns se popularizaram mais do que outros, seja pelo sabor agradável como por suas propriedades benéficas para quem o consome, e entre os mais populares – principalmente no Brasil – está o chá de melissa, conhecido também como erva cidreira.

Chá de melissa - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Benefícios ao consumir o chá de melissa

Além do delicioso sabor adocicado, a melissa traz diversos benefícios para quem a consome com regularidade. Para os mais ansiosos ela é tida como um santo remédio, já que uma xícara antes de dormir reduz a ansiedade e o estresse, trazem o relaxamento e a qualidade do sono, proporcionando para quem o ingere a merecida tranquilidade.

Para o sistema digestivo o chá de melissa também é uma ótima opção, já que elimina os gases, auxilia na digestão e proporciona bem estar mesmo após refeições consideradas pesadas. Protege, também, de doenças cardiovasculares, e combate náuseas, cólicas menstruais e enxaquecas.

Modo de preparo do chá de melissa

Leve ao fogo uma chaleira com 200 ml de água e deixe ferver. Acrescente em torno de 10 folhas secas de melissa, tampe, e deixe agir por 10 ou 15 minutos. Quando estiver em temperatura ideal para ser consumido, coe, acrescente a quantidade de açúcar que lhe agrada e, caso deseje, pode pingar no chá de melissa ainda quente algumas gotas de limão. Caso queira fazer a quantia para mais pessoas, acrescente mais 200 ml e 5 folhas de melissa.

Consuma-o, preferencialmente, antes de dormir. Não é recomendado ingeri-lo muitas vezes por dia, já que ele promove o relaxamento e você talvez perca parte da energia que precisa para efetuar suas atividades. Se quiser beber o chá de melissa mais de uma vez, não há contraindicações, mas opte por fazer a partir de umas 4 horas antes de seu horário de dormir, para ter uma noite tranquila e acordar devidamente revigorado.