Chá da planta mil folhas para combater a falta de apetite e outros males

Por Débora Silva em Plantas

A mil folhas, de nome científico achillea millefolium, é uma planta que apresenta pequenas folhas divididas em vários segmentos e odor parecido ao da cânfora. Pertencente à família asteraceae e originária da Europa, esta planta é cultivada em quase todo o território brasileiro e pode ser conhecida por várias outras denominações, tais como aquiléia, erva de carpinteiro, erva dos carreteiros, mil em rama, mil folhada, prazer das damas e outras.

Segundo a mitologia grega, Aquiles – exceto o seu calcanhar – foi mergulhado nesta planta para fortalecer-se e tornar-se poderoso. Devido às suas propriedades medicinais, o chá preparado com a mil folhas pode ser usado para prevenir e tratar diversas doenças.

Propriedades da planta mil folhas

As propriedades medicinais e fitoterápicas da mil folhas incluem a sua ação analgésica, adstringente, antibiótica, anti-inflamatória, antiespasmódica, antisséptica, antipirética, antimicrobiana, diurética, digestiva, estimulante, tônica e aromática.

Chá da planta mil folhas para combater a falta de apetite e outros males

Foto: Reprodução/ internet

Benefícios e indicações de uso

Pela sua capacidade de agir como um analgésico natural, o chá extraído das folhas e flores da planta mil flores pode ser usado como uma alternativa no tratamento de cólicas menstruais, além de aliviar dores de cabeça, estomacais e dores de dente. Esta planta também é capaz de acalmar as contrações uterinas e regular os ciclos menstruais.

Devido à sua propriedade estimulante, o chá de mil folhas também é útil para os indivíduos que precisam combater a falta de apetite.

A ação expectorante da planta ajuda a aliviar os sintomas clássicos de gripes e resfriados, tais como muco no pulmão e tosses. Com efeito diurético, o chá de mil folhas atua contra a retenção de líquidos, eliminando o inchaço do corpo.

A mil folhas também é um remédio natural para tratar acnes, espinhas e afecções da pele em geral; reduz e cura a diarreia; melhora a circulação do sangue; desintoxica o organismo; auxilia no tratamento de gastrite; trata problemas anais, como hemorroidas e flatulências; e alivia azias e má digestão.

Como preparar o chá de mil folhas?

Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo chá da planta mil folhas, basta seguir este procedimento: Coloque 15 gramas de folhas secas em um 1 litro de água fervente, abafe o recipiente e aguarde pelo período de 10 minutos. Quando a bebida estiver morna, coe antes de consumir.

A indicação de consumo é de duas xícaras deste chá ao dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

A planta mil folhas é contraindicada para mulheres grávidas e lactantes, pois as suas propriedades podem prejudicar o feto ou recém-nascido. Nos casos em que a planta ou o seu extrato é aplicado diretamente na pele, recomenda-se que o contato do local afetado com o sol seja evitado.

Fazer uso desta planta por longos períodos ou em quantidades excessivas pode provocar alergias, dores de cabeça, dermatites e mal estar em geral. A mil folhas também pode interferir no resultado de tratamentos hipertensivos, hipotensivos e anticoagulantes.

Lembre-se que qualquer tratamento, inclusive o realizado com medicamento natural, deve ser acompanhado por um especialista.